Como a teoria das representações sociais pode contribuir para o debate sobre “públicos” no campo das relações públicas: apontamentos exploratórios

Autores

  • Robson Dias
  • Alessandra Glerian
  • Luiza Mônica de Assis Silva
  • Victor Márcio Laus Reis Gomes

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.250-261

Palavras-chave:

Relações Públicas, Teoria das Representações Sociais, Comunicação Organizacional.

Resumo

A proposta deste artigo exploratório teórico é aproximar as discussões relativas à noção de públicos e à formação do pensamento social oriundas, respectivamente, das Relações Públicas e da Teoria das Representações Sociais. Esses conceitos das áreas de Comunicação e da Psicologia Social são importantes para a Comunicação Organizacional na medida em que criam referências e orientações para o planejamento, execução e avaliação de projetos e ações de relacionamento institucional. Portanto, para criar relações favoráveis e uma imagem positiva é preciso, primeiramente, entender como determinados grupos processam as informações e formam conceitos e opiniões sobre objetos e assuntos de relevância pública; a TRS dos processos de construção das representações pelos grupos sociais, levando em conta aspectos psicossociais fundamentais para a elaboração de imagens, atitudes, opinião e estereótipos. Essa discussão, centrada em dois campos, contribui significativamente para a reflexão sobres as relações comunicativas das organizações com seus públicos.

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Biografia do Autor

Robson Dias

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGSSCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação.

Alessandra Glerian

Relações Públicas, especialista em Marketing (FGV), especialista em Comunicação com o Mercado (ESPM) e mestre em Comunicação (UCB). Bolsista Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Luiza Mônica de Assis Silva

Jornalista e doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO). Professora e pesquisadora do PPGSSCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações.

Victor Márcio Laus Reis Gomes

Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGSSCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações.

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Publicado

2018-02-02

Como Citar

Dias, R., Glerian, A., Silva, L. M. de A., & Gomes, V. M. L. R. (2018). Como a teoria das representações sociais pode contribuir para o debate sobre “públicos” no campo das relações públicas: apontamentos exploratórios. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(2), 250–261. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.250-261

Edição

Seção

Artigos