Desenvolvimento/aquisição de potencialidades cognitivas em australopithecus

Autores

  • Jaílson Bonatti

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.290-294

Palavras-chave:

Educação, Cultura, Evolução, Histórico. Afetivo.

Resumo

O presente artigo trata de uma investigação bibliográfica sobre evolução humana no desenvolvimento e aquisição de potenciais cognitivos no gênero Australopithecus da família dos hominídeos. O objetivo deste estudo é analisar a desabituação de modos de vida do gênero Australophitecus, bem como compreender esse fator na aquisição de potencialidades cognitivas que permitissem um sucesso adaptativo e evolutivo aos hominídeos. O estudo possibilita observar a desabituação provida por estímulos ambientais enquanto fator fundamental que organizou o complexo evolutivo dos hominídeos. Em algum ponto da evolução do gênero A., houve um processo que gerou a desabituação de habilidades anatômicas (podemos citar a transição da vida arborícola para uma vida terrícola em espaço aberto), favorecendo o uso de algum potencial anatômico, como o desenvolvimento e adaptação dos membros inferiores e um aumento significativo do volume cerebral. Os fatores analisados aqui foram fundamentais para a evolução no que diz respeito às funções de aquisição/desenvolvimento de potencialidades cognitivas no gênero Australopithecus. O estudo desses fatores contribui para o entendimento da evolução humana principalmente o que está ligado à área da compreensão das habilidades cognitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaílson Bonatti

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Frederico Westphalen. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/ Capes), subárea ciências biológicas. Também é bolsista do Programa de Pesquisa URI/MEMÓRIA. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação (GPE) do Mestrado em Educação da URI/FW. Principais áreas de interesse e investigação: educação latinoamericana, epistemologia da America Latina, descolonialidade do saber.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

Bonatti, J. (2018). Desenvolvimento/aquisição de potencialidades cognitivas em australopithecus. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(2), 290–294. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.290-294

Edição

Seção

Artigos