Educação intercultural e pós-modernidade

Autores

  • Mozart Linhares da Silva

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões acerca da educação intercultural a partir das transformações da perspectiva do tempo, da memória e da alteridade nas sociedades contemporâneas. Para tanto, a análise enfoca três aspectos: a) a crise da modernidade e a fratura da idéia de devir; b) a expansão do presente (presenteísmo) e um novo recorte da memória e da alteridade e c) educação intercultural e multitemporalidade nas sociedades contemporâneas. No primeiro aspecto, a análise aborda a idéia de tempo construída na modernidade e seus desdobramentos nas noções de identidade e nação, questões, vale lembrar, que nortearam as categorias de progresso, evolução e devir. No segundo aspecto, a análise redimensiona a noção de tempo nas sociedades contemporâneas, a partir da crise da modernidade e da emergência do chamado presenteísmo, o queimplica numa nova construção da idéia de memória social. No terceiro, procurar-se-á problematizar as perspectivas da educação frente à questão da alteridade. Palavras-chave: tempo, modernidade, multticulturalismo, educação, Identidade

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Biografia do Autor

Mozart Linhares da Silva

Doutor em História pela PUCRS (com extensão em Coimbra-PT), Professor do Departamento de História e Geografia e do Programa de Pósgraduação em Desenvolvimento Regional (mestrado e doutorado) na UNISC

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Publicado

19.06.2003

Como Citar

Linhares da Silva, M. (2003). Educação intercultural e pós-modernidade. Revista Subjetividades, 3(1), 151–163. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1486

Edição

Seção

Artigos