As graves questões comportamentaisreferentes ao conceito de Turismo e deturista, nas quais se baseiam a antropologiae a sociologia, resolvem-se através dapsicologia da gestalt.

Autores

  • Prof. M. Sc. José Renato de Castro César

Resumo

O presente artigo trata a questão sociológica e antropológica referente aos conceitos objetivos de Turismo e turista, para demonstrar que a importância dos fatos objetivos referentes ao fenômeno do turismo se situa na análise do problema crítico desta atividade, que se resume no comportamento de pessoas, enquanto formadoras de grupos de consumidores, e não na questão conceitual, pura e simples, dos termos. Pretende demonstrar que só através da psicologia da gestalt e da análise da herança teológica do pensamento moderno se pode explicar a civilização do lazer e do ócio, hoje contraposta à civilização do trabalho. Faz uma análise da alienação do lazer e do ócio (no turismo) como sendo derivada da alienação do trabalho e da anomia crônica nas relações entre firmas. Procura demonstrar que só através da realização da gestalt e da ação comunicativa na formação de grupos psicológicos (de turistas e de residentes) se pode chegar a evolução dos grupos geográficos, para, assim, se efetivar localmente a gestão sustentável do turismo e da hospitalidade.

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Biografia do Autor

Prof. M. Sc. José Renato de Castro César

Tecnólogo em Administração Rural pela UFLA; Analista de Sistemas pela UNA, Pós-graduado em Administração Hoteleira pela UFJF/SENAC; Pós-graduado em Administração Hoteleira pela SIST/OMT de Roma; Pós-graduado em Economia do Turismo pela Università Bocconi de Milão; Mestre em Gestão Sustentável do Turismo e Hospitalidade pela UNA – UIB – Universidade das Ilhas Baleares da Espanha. Diretor Geral da DCC Consultoria S/C.

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Publicado

19.06.2003

Como Citar

Renato de Castro César, P. M. S. J. (2003). As graves questões comportamentaisreferentes ao conceito de Turismo e deturista, nas quais se baseiam a antropologiae a sociologia, resolvem-se através dapsicologia da gestalt. Revista Subjetividades, 3(1), 197–208. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1489

Edição

Seção

Artigos