As metamorfoses do espelho do rosto materno na constituição do self da criança*

Autores

  • Giselle César Vieira Diniz

Resumo

Depois de situar brevemente o tema do espelho do rosto materno no contexto do que Winnicott escreve sobre o desenvolvimento afetivo da criança e Lacan sobre o estádio do espelho na constituição do eu, o artigo tem como objetivo refletir sobre as principais metamorfoses do espelho do rosto materno na formação do self, analisando sucessivamente suas vicissitudes como espelho mágico, espelho-vidro e espelho verdadeiro e suas implicações teóricas no processo da formação do falso e do verdadeiro self da criança. Palavras-chave: fase do espelho, rosto materno, falso e verdadeiro self.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle César Vieira Diniz

Psicóloga clínica, coordenadora da Faculdade Boa Viagem, Mestre em Psicologia clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, Membro participante do Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise da Universidade Católica de Pernambuco.

Downloads

Publicado

26.06.2006

Como Citar

Vieira Diniz, G. C. (2006). As metamorfoses do espelho do rosto materno na constituição do self da criança*. Revista Subjetividades, 6(1), 125–142. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1543

Edição

Seção

Artigos