Vontade de imagem e celebrização do cotidiano na tela

Autores

  • Carmen Silveira de Oliveira
  • Maria Célia Detoni

Resumo

Neste artigo é analisado um episódio da série “Lente Indiscreta”, “Straight Plan for The Gay Man”, veiculado pelo canal GNT, em 2005, em que um cidadão comum se dispõe a ver sua imagem pessoal desconstruída diante de milhões de olhos que perscrutam também seus movimentos de construção de um novo corpo. Aborda o interjogo entre visibilidade e intimidade presente em seriados da mídia televisiva contemporânea A partir da idéia de publicização celebrizada da existência, busca-se cartografar os movimentos dos personagens quanto aos diferentes sentidos empregados no uso da vontade de potência. Reflete-se sobre a negação da existência como trabalho pessoal de construir possibilidades de ser e estar no mundo, uma vez que a subjetivação vê-se capturada por mudanças que devem acontecer com velocidade, sem imprevistos e com metas previamente definidas. Neste sentido, o protagonista do programa em análise é uma metáfora do sedentarismo contemporâneo, quando os sujeitos se vêem desprovidos da condição de elaborar critérios para o cuidado de si, consumindo em suas poltronas modos de vida “new fashion” que lhes absolvem da necessidade de experimentação. Palavras-chave: celebridade, subjetivação, vontade de potência, contemporâneo, espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Silveira de Oliveira

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela PUCSP. Professora do Mestrado em Psicologia Clínica da Unisinos-RS. Autora do livro “Sobrevivendo no inferno: a violência juvenil na contemporaneidade”, Porto Alegre: Sulina, 2001.

Maria Célia Detoni

Psicóloga. Psicoterapeuta. Mestre em Educação pela UFRGS.

Downloads

Publicado

28.10.2007

Como Citar

Silveira de Oliveira, C., & Célia Detoni, M. (2007). Vontade de imagem e celebrização do cotidiano na tela. Revista Subjetividades, 7(2), 433–450. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1593

Edição

Seção

Artigos