Psicanálise e biopolítica: considerações a partir da análise de Birman sobre Foucault

Autores

  • Marcus César Ricci Teshainer

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o comentário de Birman sobre a obra “História da sexualidade v. 1: a vontade de saber”, de Michel Foucault, mais especificamente sobre o conceito de biopolítica e sua relação com a psicanálise. Após uma apresentação inicial dos argumentos de Birman relativos ao tema em questão, é abordada a pertinência de cada um deles na própria obra de Michel Foucault; em seguida, discute-se a idéia apresentada por Birman, o que conduz à confirmação de parte de sua análise e à proposta de uma ampliação de sua leitura sobre a relação da biopolítica com a psicanálise. Palavras-chave: Foucault, psicanálise, biopolítica, poder, subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus César Ricci Teshainer

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Teoria Psicanalítica pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC/SP. Mestre em Sociologia pela PUC/ SP. Doutorando em Ciências Sociais pela PUC/SP.

Downloads

Publicado

29.06.2008

Como Citar

Ricci Teshainer, M. C. (2008). Psicanálise e biopolítica: considerações a partir da análise de Birman sobre Foucault. Revista Subjetividades, 8(1), 225–249. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1607

Edição

Seção

Artigos