Que política é possível com o pensamento deleuziano?

Autores

  • Daniel Dutra Trindade
  • Tania Mara Galli Fonseca

Resumo

Este trabalho pretende discutir a possibilidade de uma política na esteira do pensamento de Gilles Deleuze, levando em consideração a tensão existente entre as concepções de macro e micropolítica e a sua relevância diante de uma filosofia que preza, em última instância, pela diferença pura, o puro devir. O trabalho não pretende descrever o que é a política segundo Deleuze, mas como uma política pode servir de matéria para crítica e para o pensamento segundo o movimento filosófico de suas idéias. O que resulta desse trabalho não é um dado, mas uma interpretação que intenta ser justa com uma filosofia que em todo o seu corpus adensa a crítica do sujeito moderno, identitário e substancial. Essa justiça levada a cabo implica duas conseqüências: arrefece as pretensões humanistas e voluntaristas cujo fundamento está num sujeito capaz de, através da tomada de consciência de suas circunstâncias, mudar os rumos da história e da sociedade – um sujeito compreendido como causa de sua própria humanidade; e liberta o devir, como ser livre, de suas amarras humanas, demasiado humanas, mostrando que existe vida além do homem como medida de todas as coisas. Essas duas conseqüências certamente trazem o desconforto de não mais sentir as rédeas da vida nas mãos, ainda mais se tratando de um tempo histórico onde a miséria humana é chocante. Deleuze, no entanto, não conforta; ele impõe desafios e instiga a criação de sentidos esgotando o possível até brilhar uma vida... Palavras-chave: macropolítica, micropolítica, sujeito, estética, devir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Dutra Trindade

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Tania Mara Galli Fonseca

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e de Informática Educativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

29.10.2010

Como Citar

Dutra Trindade, D., & Galli Fonseca, T. M. (2010). Que política é possível com o pensamento deleuziano?. Revista Subjetividades, 9(1), 233–249. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1621

Edição

Seção

Artigos