AIDS e feminização: os contornos da sexualidade

Autores

  • Maria Lúcia Chaves Lima
  • Ana Cleide Guedes Moreira

Resumo

Desde o surgimento da aids, a prevenção é tratada como uma questão crucial para o controle da epidemia e, após mais de vinte anos, a importância da prevenção não é menor, principalmente levando-se em conta a feminização da aids. A rápida disseminação da aids chamou atenção para as limitações da compreensão da sexualidade humana, pois mesmo com todos os esforços desenvolvidos com o intuito de esclarecer a população quanto às formas de contágio da aids e quanto ao que fazer para reduzir os riscos de contaminação, não há o declínio esperado de novos casos de infecção. Assim, considerando a aids como uma doença capaz de produzir grande soma de sofrimento psíquico, o presente estudo objetiva se inserir na discussão sobre a sexualidade como um elemento fundamental no combate à aids. As autoras sustentam que uma abrangente discussão sobre a sexualidade e um enfrentamento aberto em relação ao desejo, podem ajudar na elaboração de melhores estratégias de prevenção à aids. Quem sabe se a sexualidade passar da ordem do unheimlich para a do familiar, as pessoas fiquem mais preparadas ao se defrontar com as possíveis situações de contaminação da aids? Portanto, faz-se necessário um deslocamento das discussões sobre vírus para uma discussão sobre o prazer que todas as pessoas, de um modo ou de outro, buscam em suas práticas sexuais. Palavras-chave: aids, prevenção, sexualidade, feminização, risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Chaves Lima

Psicóloga. Professora da Universidade Federal do Pará. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará.

Ana Cleide Guedes Moreira

Professora da Universidade Federal do Pará. Mestra e Doutora em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cooordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da UFPA. Diretora do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da UFPA.

Downloads

Publicado

03.06.2008

Como Citar

Chaves Lima, M. L., & Cleide Guedes Moreira, A. (2008). AIDS e feminização: os contornos da sexualidade. Revista Subjetividades, 8(1), 103–118. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1642

Edição

Seção

Artigos