A Passagem ao Ato na Neurose e na Psicose

Autores

  • Gabriela Rodrigues Mansur de Castro
  • Ângela Maria Resende Vorcaro

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.14.3.433-441

Palavras-chave:

psicanálise, passagem ao ato, acting-out, psicose, neurose.

Resumo

A partir de um caso clínico acompanhado pelo Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário – PAIPJ, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), este trabalho se propõe a indagar sobre a passagem ao ato na teoria psicanalítica e suas possíveis especificidades nas estruturas clínicas neurótica e psicótica. Para tanto, foram trabalhados os conceitos de passagem ao ato e acting out, tomando como referências principais os desenvolvimentos teóricos de Sigmund Freud e Jacques Lacan. O trabalho permitiu elucidar que a passagem ao ato na neurose é a precipitação do sujeito, a partir de um encontro desestabilizador, para fora da cena fantasmática onde ele ocupava uma posição de resposta ao desejo do Outro. Já na psicose, há uma tendência a operar diretamente sobre o real nos fenômenos de passagem ao ato, como forma de barrar o Outro em sua dimensão invasiva e excessiva. Discute-se, ainda, a partir do caso clínico, a relação que o sujeito psicótico pode estabelecer com seu corpo e como a falta de recursos diante de um gozo que não se localiza, pode, às vezes, levá-lo à morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Rodrigues Mansur de Castro

Psicóloga graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Psicóloga judicial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde 2003.

Ângela Maria Resende Vorcaro

Professora adjunta do departamento de psicologia UFMG. Graduada em psicologia pela PUC (MG), é mestre e doutora em Psicologia pela PUC (SP). É também membro do corpo editorial da revista Estilo da clínica (USP).

Downloads

Publicado

01.12.2014

Como Citar

Castro, G. R. M. de, & Vorcaro, Ângela M. R. (2014). A Passagem ao Ato na Neurose e na Psicose. Revista Subjetividades, 14(3), 433–441. https://doi.org/10.5020/23590777.14.3.433-441

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)