Reflexões em Torno do Conceito de Inconsciente Social

Autores

  • Carla Penna
  • Claudia Amorim Garcia

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.46-56

Palavras-chave:

inconsciente, inconsciente social, psicanálise, grupanálise, trauma.

Resumo

A fundação da psicanálise deu-se a partir da formulação do conceito de inconsciente, contudo é possível observar na teoria psicanalítica passagens em que à discussão sobre o tema ultrapassa o registro do universo individual para envolver as relações entre sujeito e cultura, herança filogenética e transmissão psíquica. Dentro dessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de introduzir a discussão sobre o conceito de inconsciente social rastreando seus antecedentes na psicanálise freudiana e na grupanálise inglesa. Tendo como metodologia a pesquisa teórica, o artigo apresenta investigações teóricas atuais lideradas pelos psicanalistas e grupanalistas Earl Hopper e Haim Weinberg. Suas investigações valorizam as interdependências entre indivíduo e sociedade, a coconstrução dos fatos sociais, como também as coerções e restrições de natureza inconsciente presentes nessas relações. O artigo utiliza-se de autores clássicos como Freud, Burrow, Fromm, Foulkes, Elias e Castoriadis e de conceitualizações dos contemporâneos Hopper, Weinberg, Dalal e Volkan. Na sequência aponta para investigações psicanalíticas e grupanalíticas sobre trauma e transmissão psíquica em grandes grupos traumatizados. O estudo sobre o inconsciente social ainda está em seu início, mas promete conferir novas dimensões às investigações sobre as relações entre psicanálise e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Penna

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, psicanalista do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, membro efetivo da Group Analytic Society International.

Claudia Amorim Garcia

PhD, Wright Institute, California, USA. Professora associada da PUC-Rio, psicanalista do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

01.04.2015

Como Citar

Penna, C., & Garcia, C. A. (2015). Reflexões em Torno do Conceito de Inconsciente Social. Revista Subjetividades, 15(1), 46–56. https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.46-56

Edição

Seção

Artigos