Homossexualidade e deficiência mental: jogos discursivos e de poder na construção dessas identidades no contexto escolar

Autores

  • Anderson Ferrari Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luciana Pacheco Marques Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Deficiência mental. Homossexualidade. Discurso. Poder. Escola.

Resumo

Como pesquisadores que se interessam pelas diferentes formas de manifestação da condição humana e as tensões entre as mesmas, buscamos compreender os desafios que se colocam para pensar estratégias de reversão dos processos de exclusão estabelecidos na sociedade e nas escolas. Nossa contribuição, com este texto, será discutir os jogos discursivos e de poder que organizam as negociações entre as identidades no contexto escolar, a partir de dois casos ocorridos com alunos, sendo um relacionado à sua orientação sexual e o outro a um diagnóstico de deficiência mental, numa lógica foucaultiana, o que significa pensá-los como produtos dos discursos que permitem que os alunos se posicionem do modo como fizeram. Não centralizamos a análise nos alunos em particular, mas entendendo-os como meio pelo qual os discursos passam e se atualizam. Para justificar nossa contribuição, recorremos a Souza e Fleuri (2003), que propõem uma ampliação da visão intercultural para além da convivência numa escola entre sujeitos de etnias diferentes, considerando também o pertencimento da pessoa a diferentes grupos que se identificam conforme as gerações, o gênero, a classe econômica, a pertença regional, as condições físicas e mentais, entre outros. A partir dessa discussão, fazemos proposições para uma educação que considere as diferenças.

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Publicado

24.05.2016

Como Citar

Ferrari, A., & Marques, L. P. (2016). Homossexualidade e deficiência mental: jogos discursivos e de poder na construção dessas identidades no contexto escolar. Revista Subjetividades, 10(2), 653–672. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/4938

Edição

Seção

Artigos