A Avaliação Psicológica, Psicopatologia e as Psicoterapias na Formação do Profissional de Saúde para o SUS: um estudo dos currículos dos cursos de Psicologia

Neuza Maria de Fátima Guareschi, Gisele Dhein, Thais Bennemann, Denise Santos Marchy

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo
visibilizar de que forma os currículos de cursos de Psicologia do
estado do Rio Grande do Sul estão apresentando indicativos de
movimento para formar profissionais da saúde para o SUS. Este
trabalho foi desenvolvido a partir da análise dos programas das
disciplinas, destacando e discutindo os direcionamentos tomados pelas ementas, conteúdos e bibliografias e adotando como
balizadores os princípios e diretrizes presentes nas políticas de
saúde do SUS. O trabalho toma como foco em especial o estudo
das disciplinas direcionadas para os conteúdos de Avaliação
Psicológica, Psicopatologia e Psicoterapia. Para o desenvolvimento
dessa discussão analisamos a entrada da Psicologia na área da
saúde coletiva e as contribuições desta para a construção da nova
política de saúde através da formação acadêmica. Essa discussão é
pautada pelas principais ferramentas e conceitos teóricos discutidos
na área da saúde coletiva, tais como a ampliação do conceito de
saúde, o princípio da integralidade, a política de humanização e
a perspectiva do cuidado integral na atenção à saúde. A partir
da análise que realizamos, apontamos para a necessidade de
problematizar a construção do sujeito psicólogo, que profissional
da saúde que os currículos de Psicologia vêm produzindo, e os
efeitos que podem vir a operar no cotidiano dos serviços de saúde.

Palavras-chave


Graduação em Psicologia. Formação de Profissionais de Saúde. Processos de Subjetivação. Políticas de Saúde. SUS.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23590777.11.1.171-204

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Revista Subjetividades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2359-0777

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