A Diversidade Sexual na Escola. Produção de subjetividade e políticas públicas

Autores

  • Eliana Teresinha Quartiero Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Henrique Caetano Nardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Diversidade Sexual. Formação De Professores. Políticas Públicas. Direitos Humanos. Genealogia.

Resumo

Este estudo investiga os efeitos dos enunciados das atuais políticas públicas acerca da diversidade sexual propostos para a educação, principalmente através do Programa Brasil Sem Homofobia. A análise das práticas instaladas no cotidiano escolar têm como foco compreender efeitos da proposição de uma educação inclusiva e não sexista, particularmente no que tange à homofobia. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública de Porto Alegre, uma estadual e a outra municipal, onde foram realizadas observações do cotidiano escolar e entrevistas com professores/as. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma orientação genealógica utilizando a produção teórica de Michel Foucault como meio de refletir sobre as condições de possibilidade do surgimento e da implantação destas políticas públicas e seus efeitos nas práticas escolares. Nestas práticas existe um lugar bem marcado para o outro, a lógica geralmente utilizada se refere a um ideal, o que deveria ser, o esperado a heteronormatividade. Diferentes discursos são utilizados para manter o diferente em um lugar distanciado. A proposta de inclusão está vinculada a uma carência, desvantagem, desvio, do indivíduo que necessita da intervenção do processo inclusivo. As justificativas da intervenção estatal são de proteção e constituem um lugar para a população alvo como o de pessoas em risco e vulnerabilidade. A conquista de direitos jurídicos se mostrou fundamental para a garantia de espaços e legitimidade e há uma apropriação pelas/os professoras/es do discurso jurídico de direitos humanos e de direitos sexuais. A possibilidade de inclusão dos diferentes/diversos universos sexuais está amparada no discurso que todos têm direito à escolarização, porém um questionamento que se apresenta acerca da proposta de inclusão é sua utilização como uma prática de tolerância e tentativa de acabar com as diferenças, tendo como referência a normalidade.

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Publicado

25.05.2016

Como Citar

Quartiero, E. T., & Nardi, H. C. (2016). A Diversidade Sexual na Escola. Produção de subjetividade e políticas públicas. Revista Subjetividades, 11(2), 701–725. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/4999

Edição

Seção

Artigos