A Supervisão em Psicanálise na Clínica Escola: Breve Relato de uma Pesquisa

Cristina Moreira Marcos

Resumo


Este artigo trata do relatório final da pesquisa intitulada “A
clínica-escola, a psicanálise e seus efeitos”, realizada no período
de fevereiro a dezembro de 2009, que buscou compreender de
modo mais aprofundado as condições do ensino e da transmissão
da psicanálise na prática da supervisão clínica dos estágios
curriculares da graduação em psicologia ocorridos nas clínicasescolas.
Essa pesquisa foi financiada pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-Minas.
Estudar a transmissão da clínica psicanalítica, da sua ética e do
seu ato, em uma clínica-escola é de fundamental importância
para a discussão e reflexão acerca dessas práticas no âmbito da
graduação do curso de psicologia. O ensino da psicanálise na
universidade, objeto desta pesquisa, circunscreveu-se à prática da
supervisão. Os dados, obtidos através de entrevistas semidirigidas
com psicólogos recém-formados que haviam iniciado suas
práticas clínicas em ambulatórios universitários, foram analisados
à luz da psicanálise. Para que se possa discutir o ensino da
psicanálise na universidade a partir da prática de supervisão
clínica, é preciso considerar as diversas significações dessa
experiência e seus efeitos para o aluno. A pesquisa contribuiu
para revermos algumas hipóteses acerca dos efeitos produzidos
nos alunos pela experiência de estágio na clínica orientada pela
psicanálise. Dessa forma, alguns elementos se constituem como
norteadores da formação: a transferência, a supervisão como lugar
de aprendizagem e de articulação teórico-clínica, a interseção da
clínica com outras áreas de atuação e a importância da escuta,
não somente do caso atendido, mas dos relatos dos colegas.

Palavras-chave


Supervisão, Psicanálise, Clínica-escola, Universidade, Pesquisa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23590777.12.3-4.853%20-%20872

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Revista Subjetividades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2359-0777

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