Desdobramentos do Ensino Acadêmico da Psicanálise na Clínica Ofertada em Hospital Geral

Claudia Maria de Sousa Palma

Resumo


O presente artigo se interessa pelas questões inerentes a oferta de formação psicanalítica acadêmica e seus desdobramentos numa clínica concomitantemente experimentada em instituição de saúde pública. Para tanto, dialoga com uma pesquisa realizada com pacientes atendidos por profissionais em especialização, e com um projeto de extensão a respeito das condições iniciais de encontro de discentes em graduação com os dispositivos da clínica psicanalítica. As modalidades de ensino respectivamente propostas se realizaram em articulação com uma clínica estabelecida em hospital geral. O trabalho destaca essas nuances da formação, atendo-se às consequências de que se a experiência com a clínica é uma das condições à formação de um analista, um analista é condição à instauração da situação analítica que ao tratamento interessa. Discute a implicação nos efeitos produzidos pela clínica ofertada em instituição, considerando o cenário institucional com sua variedade clínica e suas demandas curativas que se, por um lado, convidam a uma multiplicidade de encontros clínicos que somam à formação, por outro solicitam uma condição formativa se o horizonte é um tratamento analítico na sua distinção às abordagens terapêuticas e assistenciais. Sobre esse ponto, o artigo resgata os indicadores freudianos quanto aos limites de apreensão à vertente clínica da psicanálise, na universidade, alinhando-se à análise pessoal do profissional como dispositivo fundamental. Considerando a especificidade da proposta acadêmica na graduação, propõe um dispositivo de ensino ao manejo com o saber que à clínica psicanalítica interessa.

Palavras-chave


clínica psicanalítica, formação do analista, psicanálise em instituição de saúde, psicanálise na universidade



DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23590777.17.1.%25p

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Revista Subjetividades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2359-0777

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