Sentidos Produzidos a partir do Discurso sobre o Corpo Feminino na Publicidade

Ana Alice da Silva Pereira, Caio César Souza Camargo Próchno

Resumo


Este artigo busca analisar os sentidos produzidos a partir do discurso sobre o corpo feminino em três anúncios publicitários de produtos voltados para esse público. A perspectiva adotada é a análise do discurso de linha francesa, a partir de uma breve apresentação dos conceitos de discurso, história nova e memória discursiva. O discurso em questão é o discurso publicitário, que, na intenção de promover o consumo, atribui valores e ideais aos produtos que veicula. O estudo reconhece um caráter pedagógico nas revistas femininas, assim como nos anúncios selecionados, característico desse tipo de publicação, demonstrando uma tentativa de ensinar como deve ser uma mulher. Nesse sentido, a análise aponta que as peças publicitárias constroem imperativos sobre o corpo da mulher, que deve ser submetido a determinados procedimentos e fazer uso de produtos para que possa se inserir adequadamente na cultura.

Palavras-chave


corpo, mulher, publicidade, análise do discurso, contemporaneidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5177

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Revista Subjetividades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2359-0777

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