Os Efeitos da Contemporaneidade nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Autores

  • Caio César Souza Camargo Próchno Universidade Federal de Uberlândia
  • Wellington Luís Cardoso Bessa Faculdade Pitágoras de Uberlândia e do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.3.21-33

Palavras-chave:

saúde mental, serviços de saúde mental, assistência em saúde mental, pós-modernidade, sintomas

Resumo

A sociedade contemporânea é reflexo de uma série de transformações no âmbito social, político, cultural e econômico, que alteram as formas de se estabelecer laços sociais. O saber-fazer na Saúde Mental também passou por importantes e significativas transformações no Brasil, evoluindo, em definitivo, de um modelo centrado na referência hospitalar para um modelo de atenção diversificada, de base territorial comunitária, que encontra nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) uma das suas principais referências. O objetivo deste trabalho é demonstrar como a montagem desse serviço sofre os efeitos das mudanças descritas sobre o nome de pós-modernidade. O mal-estar, descrito por Freud, encontra na perspectiva contemporânea novas formas de expressão. Isso implica em novas formas de modulação do sofrimento psíquico. Nesse contexto, o corpo torna-se palco privilegiado para sustentar essas diferentes formas de apresentação do mal-estar, sendo, por vezes, capturado pelo jogo de linguagem de uma clínica neurobiológica que exclui a dimensão do sujeito, silenciando consequentemente o seu sofrimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio César Souza Camargo Próchno, Universidade Federal de Uberlândia

Possui mestrado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, e seu doutorado em Psicologia Social foi igualmente realizado naquele Instituto. Suas duas grandes linhas de pesquisa são "Corpo e Cultura" e "Filosofia do Corpo", as quais contém projetos de pesquisa, tais como: "Corpo e Consumo", "Análise Institucional do Corpo", "Corpo do Ator", "Nietzsche, Corpo e Potência". Terminou recentemente seu Pós-Doutorado na Universidade de Leipzig, Alemanha, com o tema da "loucura no corpo de Nietzsche", tendo sido orientado pelo prof. Dr. Christoph Türcke.

Wellington Luís Cardoso Bessa, Faculdade Pitágoras de Uberlândia e do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1990) com formação em Psicanalise pelo Instituto de Pesquisa em Psicanalise de São Paulo (ligada a Escola Brasileira de Psicanalise). Mestre em Psicologia Aplicada pelo programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA) e da Faculdade Pitágoras de Uberlândia. Atua ainda no campo da Saúde Mental Publica e em consultório particular, dentro do referencial psicanalítico.

Referências

Amarante, P. (2007). Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro: Fiocruz.

Amorim, M. (2009). Formas de saber na cultura contemporânea. In A. Szapiro (Org.), Clinica da pós-modernidade, formas de subjetivação, de violência e de dessimbolização (pp. 09-18). Rio de Janeiro: Bapera.

Askofar, S. (2009). Da subjetividade contemporânea. Revista A peste, 1(1), 165-175.

Beck, U. (2011). Sociedade de risco: Rumo a uma outra modernidade (S. Nascimento, Trad.). São Paulo: Editora 34.

Birman, J. (2003a). Mal-estar na atualidade: A psicanálise e as novas formas de subjetivação (4a ed.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Birman, J. (2003b). Corpos e Formas de subjetivação em Psicanálise. Estados Gerais da Psicanálise: Segundo Encontro Mundial, Rio de Janeiro.

Birman, J. (2012). O sujeito na contemporaneidade: Espaço, dor e desalento na atualidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Campos, R. O. (2001). Clínica: A palavra negada – sobre as práticas clínicas nos serviços substitutivos de Saúde Mental. Revista Saúde em Debate, 25(58), 98-111.

Delgado, P. G. (1999). A atenção psicossocial na metrópole: Algumas questões iniciais. Cadernos IPUB, (14).

Delgado, P. G. (2007). Política nacional de saúde mental: O contexto decisivo do pacto pela saúde. Jornal do CONASSEMS, (8). 8-9.

Dunker, C. I. L. (2004). Formas de apresentação do sofrimento psíquico: Alguns tipos clínicos no Brasil contemporâneo. Revista Mal-Estar e Subjetividade, 4(1), 94-111.

Dunker, C. I. L. (2011). Mal-estar, sofrimento e sintoma. Revista Tempo Social, 23(1), 115-136.

Foucault, M. (1977). Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes.

Goldberg, J. (2001). Reabilitação como processo - O centro de Atenção Psicossocial - CAPS. In A. Pitta (Org.), Reabilitação Psicossocial no Brasil (pp. 33-47). São Paulo: Hucitec.

Guattari, F. (1992). Da produção da subjetividade. Caosmose: Um novo paradigma estético. São Paulo: Ed. 34.

Hall, S. (2000). A identidade cultural da pós-modernidade. São Paulo: DP&A.

Han, B. (2015) Sociedade do Cansaço (E. P. Gianchini, Trad). Petrópolis:Vozes.

Lacan, J. (1998). Escritos: A ciência e a verdade (1965-66). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lei no 10.216, de 6 de abril de 2001. (2001). Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em Saúde Mental. (Link)

Lipovetsky, G. (2006). A era do vazio: Ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole.

Lipovetsky, G. (2007). Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla.

Lyotard, F. J. (2013). A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio.

Ministério da Saúde do Brasil. (2005). Saúde mental no SUS: Informativo de saúde mental. (Link)

Ministério da Saúde do Brasil. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (2004). Saúde Mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde.

Nicolaci-Da-Costa, A. M. (2004). A passagem interna da modernidade para a pós- modernidade. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, 24(1), 82-93. (Link)

Pereira, W. C. C. (s/d). Clínica transdisciplinar: Há novos sujeitos, novos sintomas, uma nova clínica? (Link)

Ramos, F. (2009). Clínica, pluralidade e dialética: os desafios da psiquiatria contemporânea. In A. Szapiro (Org), Clínica da pós-modernidade, formas de subjetivação, de violência e de dessimbolização (pp. 93-106). Rio de Janeiro: Bapera.

Revel, J. (2005). Foucault: Conceitos Essenciais. São Carlos: Claraluz.

Saraceno, B. (2001). Libertando identidades: Da reabilitação psicossocial à cidadania possível. Rio de Janeiro: Te Corá.

Silva, A. C., Cardoso, A. Ferreira, M. E. J., & Oliveira, V. M. (2006). Os limites da Reforma Psiquiátrica. Jornal do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, 2(10).

Spink, M. J. (2001). Trópicos do discurso sobre o risco: Risco aventura como metáfora na modernidade tardia. Cadernos de Saúde Pública, 17, 1277-1311. (Link)

Veras, M. F. A. S. (2009). A Loucura Entre Nós: Teoria Lacaniana das Psicoses e a Saúde Mental. Tese de Doutorado em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vieira, E. D., & Stengel, M. (2012). Ambiguidades e fragilidades nas relações amorosas na Pós-Modernidade. Itinerarius Reflectionis, 2, 01-19. (Link)

Downloads

Publicado

22.08.2017

Como Citar

Próchno, C. C. S. C., & Bessa, W. L. C. (2017). Os Efeitos da Contemporaneidade nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Revista Subjetividades, 16(3), 21–33. https://doi.org/10.5020/23590777.16.3.21-33

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)