Estressores Ocupacionais e Estratégias de Enfrentamento

Mary Sandra Carlotto, Sheila Gonçalves Câmara, Liciane Diehl, Karine Ely, Isadora Marques de Freitas, Gabriela de Azeredo Schneider

Resumo


O presente estudo teve como objetivo conhecer a vivência dos estressores ocupacionais e estratégias de enfrentamento utilizadas na perspectiva dos professores. Participaram do estudo oito professoras provenientes de duas escolas públicas municipais de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o método do diário em sua modalidade qualitativa, estruturado em dois eixos temáticos estabelecidos a priori: estressores e estratégias de enfrentamento utilizadas. Os registros foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo categorial-temática. Como resultados, foram identificados cinco estressores de natureza psicossocial: relação professor-alunos; falta de apoio de familiares de alunos; sobrecarga de papel; conciliar trabalho-família e conciliar trabalho-vida pessoal. As estratégias de enfrentamento referidas foram as com foco na emoção e evitação.


Palavras-chave


estresse ocupacional; estratégias de coping; professores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i1.6462

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