Estressores Ocupacionais e Estratégias de Enfrentamento

Autores

  • Mary Sandra Carlotto Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Sheila Gonçalves Câmara Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Liciane Diehl UNIVATES
  • Karine Ely Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Isadora Marques de Freitas Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Gabriela de Azeredo Schneider Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i1.6462

Palavras-chave:

estresse ocupacional, estratégias de coping, professores.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo conhecer a vivência dos estressores ocupacionais e estratégias de enfrentamento utilizadas na perspectiva dos professores. Participaram do estudo oito professoras provenientes de duas escolas públicas municipais de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o método do diário em sua modalidade qualitativa, estruturado em dois eixos temáticos estabelecidos a priori: estressores e estratégias de enfrentamento utilizadas. Os registros foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo categorial-temática. Como resultados, foram identificados cinco estressores de natureza psicossocial: relação professor-alunos; falta de apoio de familiares de alunos; sobrecarga de papel; conciliar trabalho-família e conciliar trabalho-vida pessoal. As estratégias de enfrentamento referidas foram as com foco na emoção e evitação.

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Biografia do Autor

Mary Sandra Carlotto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha. Pós-doutorado pela Universidade de Valencia/Espanha. Professora do Curso de Psicologia e do PPG em Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Sheila Gonçalves Câmara, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutorado Sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid. É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde (UFCSPA).

Liciane Diehl, UNIVATES

Doutoranda em Psicologia (Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional, na UNISINOS), Mestre em Psicologia Social pela PUCRS. Atualmente é professora assistente, coordenadora pedagógica do Centro de Gestão Organizacional.

Karine Ely, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Bolsista de Iniciação Científica/CNPq - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Isadora Marques de Freitas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Bolsista de Iniciação Científica/FAPERGS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Gabriela de Azeredo Schneider, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Bolsista de Iniciação Científica/PRATIC- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

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Publicado

30.04.2018

Como Citar

Carlotto, M. S., Câmara, S. G., Diehl, L., Ely, K., Freitas, I. M. de, & Schneider, G. de A. (2018). Estressores Ocupacionais e Estratégias de Enfrentamento. Revista Subjetividades, 18(1), 92–105. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i1.6462

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa