Nomadismo e solidão na cidade veloz:alegorias da compressão do tempo-espaço na ficção de Caio Fernando Abreu

Autores

  • Daniel Mattos de Araújo Lima Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Ceará
  • Idilva Germano Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este trabalho discute a figuração literária dos processos de subjetivação contemporâneos na ficção do escritor Caio Fernando Abreu (1948- 1996), a partir de uma reflexão sobre os efeitos da “compressão do tempo-espaço” (Harvey, 1994) sobre as experiências psicossociais no mundo tardo-moderno. Em Caio Abreu, visualizamos as mais diversas cenas da vida urbana ancorada na cultura do consumo, bem como as diferentes situações que evocam a fragmentação do sujeito e as novas sensibilidades e formas de lidar com a efemeridade, a velocidade e a perda das utopias na cultura contemporânea. Seus contos, novelas e seu epistolário exploram o espectro de situações nefastas em que está mergulhado o indivíduo no final do século XX, especialmente mediante os temas do nomadismo, da errância, da solidão e do narcisismo que parecem caracterizar os tempos pósutópicos. Ao delinear personagens, enredos e cenários figurativos da experiência urbana globalizada, o escritor lança um olhar particularmente revelador de tais condições no contexto do Brasil contemporâneo. Este trabalho examina alguns contos incluídos em Os dragões não conhecem o paraíso (1988), Morangos mofados (1995), Estranhos estrangeiros (1996) e o romance Onde andará Dulce Veiga (1990) à luz da crítica da modernidade empreendida por autores como David Harvey, Zygmunt Bauman, Fredric Jameson entre outros teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mattos de Araújo Lima, Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Ceará

Psicólogo. Mestre em Psicologia. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/ UECE – Crateús).

Idilva Germano, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga. Doutora em Sociologia. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

20.08.2008

Como Citar

Lima, D. M. de A., & Germano, I. (2008). Nomadismo e solidão na cidade veloz:alegorias da compressão do tempo-espaço na ficção de Caio Fernando Abreu. Revista Subjetividades, 8(2), 343–363. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/9

Edição

Seção

Artigos