A visibilidade do suposto passivo: uma atitude revolucionária do homossexual masculino

Autores

  • Valdeci Gonçalves da Silva

Resumo

O presente artigo é uma revisão bibliográfica a respeito da homossexualidade masculina e de sua visibilidade.Com base na referência da masculinidade como construção, procurou adentrar os mecanismos institucionais e culturais que fomentam o preconceito. Neste contexto, atribui-se à conduta homossexual “passiva” uma atitude revolucionária, uma vez que, contrária à maioria heterossexual, dominante e intolerante, esse ator social vivencia a própria singularidade do desejo homoerótico, diante do olhar público, refletido de trejeitos ou afeminação. O interesse por este aspecto foi despertado pela afirmativa: “O buraco do meu cu é revolucionário”, do francês Guy Hocquengheim, que fez eco com as falas dos michês jovens – cuja virgindade do ânus e o beijo na boca parecem ser preservados a todo custo–, na dissertação sob o título Faca de Dois Gumes: percepções da bissexualidade masculina em João Pessoa-PB, de Valdeci Gonçalves da Silva, mestrado em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba, 1999. O estudo recorreu aos conceitos de “estigma” de E. Goffman; “deslizamento” de J. Derrida; “singularidade” de F. Guattari; “estranho” de Z. Bauman, e outros. Estes, de uma forma ou de outra, e com as devidas adaptações, ajudaram a esmiuçar as contradições e deturpações forjadas em relação à homossexualidade, em particular, a “passiva”. Uma conduta sexual intrigante que, talvez em virtude da necessidade de investigações, ainda, neste início do século XXI, é discriminada de maneira explícita ou velada. Enfim, constata-se que sentimento homofóbico se presentifica na pós-modernidade, suscitando a razão da discussão temática aqui proposta. Palavras-chave: homossexual passivo, estigma, estranho, deslizamento, singularidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdeci Gonçalves da Silva

Psicólogo. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Mestre em Sociologia. Professor Titular do Departamento de Psicologia da UEPB.

Downloads

Publicado

28.06.2006

Como Citar

Gonçalves da Silva, V. (2006). A visibilidade do suposto passivo: uma atitude revolucionária do homossexual masculino. Revista Subjetividades, 7(1), 71–88. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1574

Edição

Seção

Artigos