Antagonismos entre o magistério católico e as conquistas de mulheres católicas a partir da teoria do discurso*

Autores

  • Marco Antonio Torres

Resumo

O presente artigo é um estudo teórico que pretende demonstrar a interação entre magistério católico contemporâneo e mulheres católicas, no que se refere ao entendimento sobre a não-concessão do sacerdócio às mesmas. Trabalha-se com a hipótese de que o discurso do magistério promove a discriminação das mulheres e sendo o Brasil um país com alto número de católicos, a esfera sócio-cultural é constantemente informada pelo discurso religioso. A partir dos posicionamentos feministas entre católicas, surge um certo antagonismo aos posicionamentos oficiais da Igreja1. Contudo, o modelo centralizador desta instituição lança mão de estratégias que visam manter a hegemonia do viriarcado cristão. A partir da carta de João Paulo II, ORDINATIO SACERDOTALIS, sobre a exclusividade do sacerdócio aos homens, e de posicionamentos da teologia feminista latino-americana, pretendese sinalizar algumas articulações entre o pessoal e o coletivo na identidade da mulher católica e alguns obstáculos que elas enfrentam para desfrutarem de sua cidadania dentro do catolicismo. Palavras-chave: identidade, mulheres, Igreja Católica, cidadania, discriminação

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Biografia do Autor

Marco Antonio Torres

Aluno do Programa de Mestrado em Psicologia Social/UFMG, membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e consultor de grupos religiosos da Igreja Católica

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Publicado

20.06.2005

Como Citar

Antonio Torres, M. (2005). Antagonismos entre o magistério católico e as conquistas de mulheres católicas a partir da teoria do discurso*. Revista Subjetividades, 5(1), 145–160. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1520

Edição

Seção

Artigos