A construção de saber na análise com crianças: um estudo de caso

Autores

  • Cynara Teixeira Ribeiro UFRN

Palavras-chave:

clínica, análise com crianças, transferência, saber, mudança subjetiva.

Resumo

Através de um estudo de caso, o presente trabalho visa ilustrar o percurso realizado por uma criança durante o seu tratamento analítico e o delicado manejo clínico que lhe possibilitou um reposicionamento em relação às formas de satisfação pulsional. No caso em questão, o vínculo transferencial com a analista permitiu a Vitório, garoto de seis anos, repetir, durante as sessões, o horror da vivência de um abandono e de um não saber sobre as suas origens que o deixava com receio de ser novamente abandonado, à mercê do enigma do desejo do Outro. Com o trabalho de análise, porém, Vitório pôde caminhar em direção ao que não podia ser visto/conhecido, elaborando um saber e colocando-o em ato, fazendo a escolha de não permanecer no lugar de abandonado e elaborando simbolicamente o significado de ir embora, ressignificando a experiência vivida na relação com a sua mãe. Sendo assim, o caso exemplifica uma proposta de saber que Vitório pôde, de algum modo, aceitar e através da qual ele conseguiu (re)estruturar sua fantasia, o que, consequentemente, teve efeitos sobre o seu sintoma. Dessa forma, a partir da singularidade do caso apresentado, pode-se concluir que a construção de saber é um dos resultados possíveis de serem obtidos na análise com crianças e que essa construção propicia um movimento do sujeito em relação ao seu sintoma. Tais conclusões permitem fazer avançar o campo dessa clínica.

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Publicado

24.05.2016

Como Citar

Ribeiro, C. T. (2016). A construção de saber na análise com crianças: um estudo de caso. Revista Subjetividades, 9(4), 1323–1340. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/4912

Edição

Seção

Artigos