Reflexões sobre a Crise Financeira Internacional e o Estado de Bem-Estar. Doi: 10.5020/2317-2150.2014.v19n2p491

Autores

  • Paulo Márcio Cruz Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Maurizio Oliviero Universidade de Perugia

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.491-512

Palavras-chave:

Estado de bem-estar. Crise financeira internacional. Europa. União Europeia.

Resumo

O presente artigo trata dos reflexos da atual crise financeira global nas estruturas do Estado de Bem-Estar europeu. “A Europa que protege” foi e é um lema da União Europeia. Todavia, o Estado de Bem-Estar vem sofrendo críticas na Europa desde a década de 1980. A atual situação de crise intensa abre possibilidade para questionamentos dos modelos existentes de Estado de Bem-Estar sob diversos ângulos, colocando dúvidas sobre sua atual oportunidade e viabilidade. O objetivo deste artigo é incitar a discussão acerca dos limites e do destino próximo do Estado de Bem-Estar frente à crise financeira internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Márcio Cruz, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Pós-Doutor em Direito do Estado pela Universidade de Alicante, na Espanha, Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Instituições Jurídico-Políticas também pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em seus programas de Doutorado e Mestrado em Ciência Jurídica. Foi Secretário de Estado em Santa Catarina e Vice-reitor da UNIVALI. É professor visitante nas universidades de Alicante, na Espanha, e de Perugia, na Itália.

Maurizio Oliviero, Universidade de Perugia

Doutor em Direito e Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Perugia. Titular das disciplinas de Direito Público Comparado e Direito Islâmico. Professor visitante com bolsa CAPES no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica – Cursos de Mestrado e Doutorado, professor visitante e pesquisador em diversas universidades (Columbia University, Al-Quds de Jerusalém e Heildelberg, Alemanha – Max Planck Institut e Universidade de Alicante na Espanha. Embaixador do Programa Erasmus pela Itália.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos