Da funcionalidade e limitações do pedido de restituição ordinária e sua aplicabilidade aos contratos na falência: uma análise da ineficácia da cláusula resolutiva expressa. Doi: 10.5020/2317-2150.2013.v18n2p263

Autores

  • Alexandre Ferreira de Assumpcao Alves UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.263-301

Palavras-chave:

Restituição ordinária. Falência. Propriedade (Direito de). Contratos. Cláusula resolutiva.

Resumo

Através de pesquisa classificada como aplicada, qualitativa, explicativa e bibliográfica, analisam-se questões relevantes envolvendo o pedido de restituição ordinária disciplinado na Lei nº 11.101/2005 (lei brasileira de falência e recuperação de empresas) e sua função precípua: a retomada da posse direta da coisa pelo titular do domínio. O direito de propriedade, reconhecido como direito fundamental nos termos do art. 5º, XXII, da Constituição da República Brasileira, permite ao proprietário usar, gozar e dispor da coisa, e, sobretudo, o direito de reavê-la de quem a tenha injustificadamente, na forma do art. 1.228 do Código Civil atual, tal qual fazia o art. 524 do Código Civil anterior. Observa-se que este direito de reaver a propriedade deve estar limitado à função social dos contratos que impõem aos contratantes que estes almejem, para além dos seus interesses individuais, a Satisfação de interesses extracontratuais socialmente relevantes. Destarte, partindo de uma análise histórica do instituto, estudam-se, através do método indutivo, algumas espécies de contratos em que se vislumbraria o cabimento do pedido de restituição e eventual conflito entre a cláusula resolutiva expressa, que funcionaliza o pedido de restituição, e a função social dos contratos, à luz dos interesses da massa falida e dos demais credores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Ferreira de Assumpcao Alves, UERJ

Doutor em Direito. Professor associado de Direito Comercial nas Faculdades de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

2013-10-11

Edição

Seção

Artigos