Sobre a Revista

 

width=

Breve Histórico

A Pensar – Revista de Ciências Jurídicas, de publicação especializada em Ciências Jurídicas, foi estabelecida em 1992 pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza (Unifor). Desde sua fundação, a revista tornou-se um veículo essencial para a discussão acadêmica, influenciando significativamente o meio jurídico e áreas correlatas. Seu conteúdo reflete a diversidade e a profundidade dos debates atuais no Direito, estando alinhado com sua rigorosa linha editorial, que prioriza a qualidade e a relevância científica.

Dedicada à disseminação de conhecimento, a Pensar publica artigos científicos, resultados de pesquisas, ensaios críticos, traduções de obras importantes e resenhas detalhadas. Sua periodicidade é trimestral e todas as edições são disponibilizadas em formato digital, com acesso livre através do portal de revistas eletrônicas da Unifor (http://periodicos.unifor.br/rpen), promovendo assim a democratização do acesso ao conhecimento jurídico.

Reconhecida por sua qualidade acadêmica, a revista é classificada no estrato A3 pela Comissão QUALIS/CAPES (2017-2020), evidenciando sua excelência e contribuição para a comunidade acadêmica. Além disso, está indexada em diversos diretórios e indexadores de renome, o que amplia seu alcance e visibilidade internacional.

A Pensar continua a ser um fórum importante para pesquisadores, acadêmicos e profissionais, servindo como uma ponte entre a teoria e a prática jurídica, e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e inovador no campo do Direito.

*e-ISSN-2317-2150

Foco e Escopo

Missão: A Pensar – Revista de Ciências Jurídicas tem como missão disseminar conhecimento jurídico novo e relevante, provindo de pesquisas científicas inéditas que estejam comprometidas e alinhadas com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional e do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza. Com foco no Direito e disciplinas afins, a revista busca fomentar discussões que influenciam não apenas o meio acadêmico, mas também impactando a sociedade em sua totalidade.

Escopo e Foco: A Pensar aceita para publicação artigos teóricos, teórico-empíricos, resenhas e casos de estudo que estejam alinhados com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza, bem como do Centro de Ciências Jurídicas da Instituição, consolidadas em quatro eixos temáticos que compõem a sua linha editorial:

  1. Direitos Humanos e Fundamentais;
  2. Teoria Política;
  3. Estado Democrático de Direito no Brasil:
  4. Direito Constitucional nas Relações Privadas.

Encorajamos submissões que abordem perspectivas teóricas e metodológicas variadas e que contribuam significativamente para o avanço do conhecimento na área. São especialmente valorizados trabalhos que tratam de questões contemporâneas de relevância nacional e internacional, promovendo o debate acadêmico e influenciando a formulação de políticas públicas e práticas jurídicas.

Público-alvo: Pesquisadores, acadêmicos, profissionais do direito e estudantes interessados em uma compreensão profunda das questões jurídicas contemporâneas e em como estas interagem com a sociedade.

Requisitos: Artigos enviados à  Pensar devem ser inéditos. Trabalhos apresentados em congressos podem ser considerados pelo Conselho Editorial, desde que sejam expandidos e aprofundados em relação ao texto originalmente apresentado. Os documentos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo recebido à Pensar e passa inicialmente pelo processo de desk review da editoria, que examina: se o trabalho atende às normas da revista, se o tema está inserido nos temas de interesse da revista, se o texto contribui para a inovação do conhecimento na área de Administração.

Posteriormente, o artigo é encaminhado a avaliadores especialistas na temática ou no método adotados, em conformidade com o processo de revisão às cegas (blind-review).

Os avaliadores indicam o parecer sobre o trabalho, que pode recomendar aprovação, aprovação com ressalvas ou reprovação. É esperado que os avaliadores contribuam com o aprimoramento da versão original, fornecendo comentários, sugestões e recomendações de referências bibliográficas. Em seguida, os autores têm a oportunidade de reformular o artigo conforme o parecer recebido e submeter a versão atualizada do texto para nova rodada de revisões, que podem culminar na aprovação do texto para publicação definitiva.

Antes da publicação o artigo é revisado nos quesitos formatação e gramática.

Periodicidade

Em linha com as práticas das mais renomadas publicações científicas nacionais e internacionais, a Pensar – Revista de Ciências Jurídicas segue o modelo de publicação trimestral. Este método organiza a publicação de artigos aprovados em quatro edições por ano, permitindo uma periodicidade regular e previsível que facilita tanto a organização editorial quanto o planejamento dos leitores e contribuídores. Esse modelo também ajuda a manter um equilíbrio entre a agilidade na disseminação do conhecimento científico e a necessidade de compilar edições temáticas ou especiais que agreguem valor significativo ao debate acadêmico na área de Direito.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todo o conteúdo da  Pensar está registrado sob uma licença Creative Commons (BY 4.0) que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja citado que foi originalmente publicado na Pensar.

A Pensar não cobra taxas para submissão, processamento e publicação de manuscritos.

Indexadores

  • DOAJ (Directory of Open Access Journals);
  • LATINDEX (Sistema de Indexação de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal);
  • REDALYC (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal);
  • REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico);
  • SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library).

Bases de dados

  • EBSCO (Base de Dados de Tecnologia da informação e comunicação);
  • OasisBR - IBICT (Base de dados de Produção Científica Brasileira);
  • RVBI (Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional);
  • BASE (Bielefeld Academic Search Engine);
  • GOOGLE SCHOLAR (Plataforma de Pesquisa).

Diretórios

  • DIADORIM (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras);
  • IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia);
  • SUMÁRIOS.ORG (Sumários de Revistas Brasileiras);
  • LiVre (Diretório dedicado a listar revistas de livre acesso);
  • ULRICH'S Periodical Directory (Diretório que lista periódicos de diversas áreas do conhecimento).

Outros

  • DOI (Digital Object Identifier) – Identificador único para documentos digitais;
  • LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) – Tecnologia de preservação digital;
  • QUALIS CAPES – Sistema de avaliação predominantemente do Brasil de periódicos científicos, parte da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Sponsors