Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Tecnologia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Tecnologia, mantida pelo Centro de Ciências Tecnológicas, da Universidade de Fortaleza, tem como objetivo principal a publicação e divulgação de trabalhos científicos nas áreas de engenharias e ciências exatas com aplicações em tecnologia, estando aberta a colaborações do Brasil e do exterior. Os artigos submetidos para a Revista Tecnologia serão avaliados pelo seu Conselho Editorial, que se reserva o direito de decidir pela oportunidade ou não de publicação.

Submissão online
O autor deve se cadastrar na plataforma do SEER/OJS pelo acesso ao Portal de Revistas Eletrônicas da Universidade de Fortaleza (http://periodicos.unifor.br), optando pela opção AUTOR. Eventual dúvida pode ser dirimida por meio de mensagens eletrônicas ao e-mail do periódico (revistatecnologia@unifor.br). Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Os artigos podem ser redigidos em Português ou Inglês, devendo em qualquer caso ser incluídos resumos em Português e em Inglês. Cada artigo deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 20.

Apresentação da afiliação dos autores: No ato da submissão, no item “Metadados da Submissão” (passo 3), os autores devem indicar no resumo da biografia sua filiação institucional, vinculação à departamento, unidade, a grupo de pesquisa, etc.

Sobre a responsabilidade do conteúdo do artigo: O Conselho Editorial da Revista Tecnologia não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores.

Sobre os direitos autorais: É permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados à Fundação Edson Queiroz – Unifor. A revista utiliza a licença Creative Commons vs 3.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada” (CC BY-NC 3.0).

Parecer do comitê de ética: O autor deve estar ciente de que, se o artigo demandar a aprovação do comitê de ética, deverá informar o protocolo de aprovação, anexando o respectivo parecer.

No ato da submissão o autor deve informar se há conflito de interesses com relação à pesquisa.

Revisão vernacular: Recomendamos que o texto seja previamente submetido a um revisor profissional quanto ao uso adequado da língua na qual foi escrito o artigo.

Diretrizes gerais
 Os trabalhos devem ser submetidos em formato Word 97 ou superior (padrão DOC).
 As páginas deverão ter formato A4 (210 mm x 297 mm).
 O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo ainda as instruções a seguir:

 Título em português (e na língua original do artigo, para os textos escritos em língua estrangeira) e em inglês;
 O título em português deve estar escrito com negrito, centralizado e em letras caixa-baixa. O título em inglês e/ou na língua original do texto deve estar abaixo do título em português, em itálico, centralizado, em letra caixa-baixa.
 Resumo e palavras-chave em português e em inglês (e na língua original do artigo). Cada resumo deve conter no máximo 250 palavras, devendo ser evitadas as abreviaturas. O resumo em língua estrangeira deve ser uma versão fiel do resumo em português, assim como as palavras-chave em língua estrangeira. Ao final de cada resumo devem constar 03 a 06 descritores ou palavras-chave para indexação, separados por ponto e vírgula.
 Texto (contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, mesmo que os tópicos recebam designações diferentes). A estruturação do texto deve se adequar às exigências de um trabalho científico, contendo introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Um “template” MS Word para auxiliar a formatação do texto encontra-se disponível no link:
https://drive.google.com/a/unifor.br/file/d/0B4vOih_5m3asR0loV1AtZlVXc3M/view?usp=drive_web
 Referências, alinhadas à esquerda.
 Anexos (opcionais).
 Formatação:

Espaços
 entrelinhas 1,0;
 entre parágrafos 0 pts;
 entre título e texto – 18 pts;
 entrelinhas das notas de rodapé 1,0;
 entrelinhas da citação longa 1,0;
 entrelinhas de uma mesma referência 1,0;
 entre uma referência e outra 6 pts;
 entre o texto e a citação longa 6 pts;
 Iniciar parágrafo com 0,6 cm na régua do Word;
 Citação longa (mais de 3 linhas) deve ser colocada com 4,0 cm de recuo em relação à margem esquerda (3,0 cm a mais da margem do parágrafo).

Fonte
 Times New Roman
 Resumo 10
 Texto 10
 Citação longa 9
 Nota de rodapé 9

Títulos
 Título do artigo 14 Caixa baixa - com negrito
 Títulos das partes do artigo – 10 Caixa baixa negrito (espaçamento anterior e posterior de 18 pt e 12 pt, respectivamente)
 Subtítulos 10 Caixa baixa itálico (espaçamento anterior e posterior de 12 pt e 6 pt respectivamente)
 Sub-subtítulos 10 Caixa baixa normal (espaçamento anterior e posterior de 12 pt e 6 pt respectivamente).
 A numeração de seções e subtítulos empregará numerais arábicos sem ponto, evitando-se mais de 3 sub-níveis.

Referências
 Fonte tamanho 10 (destaque para títulos das obras em negrito)

Margens
 esquerda: 3,0 cm
 direita: 2,0 cm
 superior: 3,0 cm
 inferior: 2,0 cm

Equações
 alinhadas à esquerda
 identadas em 6 mm
 Numerais arábicos entre parêntesis e alinhados a direita devem ser empregados na numeração das equações.
 As equações devem ser referidas no texto como “Eq. (1)’ quando citadas no meio ou final de uma frase, ou, como “Equação (1)”, quando no início de uma sentença.
 Espaçamentos anterior e posterior de 12 pt ambos, devem ser empregados para cada equação.
 Os símbolos empregados devem ser definidos imediatamente após seu primeiro aparecimento no texto.
 O tamanho dos símbolos nas equações deve ser compatível o empregado no corpo do texto.
 Todas as grandezas serão expressas conforme o Sistema Internacional de unidades (SI).

Figuras
 Cada figura será centrada entre margens.
 A referência a uma dada figura no meio ou final de uma frase deve ser feita como “Fig.1”, enquanto que ao início de uma sentença se empregará “Figura 1”.
 Os rótulos e anotações usados na figura deverão ser na mesma língua na qual o artigo é editado, tendo tamanhos compatíveis com o usado no corpo do texto.
 Unidades de eventuais grandezas mostradas devem ser expressas de acordo com o S.I..
 As figuras devem ser posicionadas logo após, e o mais próximo possível, do texto na qual são citadas.
 Figuras coloridas de qualidade fotográfica podem ser incluídas no artigo.
 Para reduzir tamanho e preservar resolução gráfica, a imagem deve ser convertida para o formato GIFF (figuras com menos de 16 cores) ou JPEG (figuras com densidade de cor elevada).
 A legenda descritiva da figura não deve usar mais de 3 linhas de texto, devendo ser centrada entre margens com espaçamentos anterior e posterior de 18pt e posterior 0pt.
 A fonte da figura deverá ser alinhada à esquerda da com espaçamentos anterior e posterior de 0pt e 12pt respectivamente.
 A partir da segunda linha, da legenda, deve-se identar o texto à esquerda em 16 mm.

Tabelas
 As tabelas devem ser centradas entre margens.
 A referência a uma dada tabela é feita na forma “Tab. (1)”, quando a mesma feita no meio ou final de uma frase, ou como, “Tabela (1)”, quando no início de uma sentença.
 A legenda da tabela deve ser alinhada à esquerda e posicionada imediatamente acima da tabela.
 Os textos e anotações na tabela devem ser de tamanho compatível com o usado no corpo do texto, sendo as unidades para as grandezas consistentes com o S.I..
 As unidades devem ser incluídas apenas na primeira linha ou coluna de identificação do parâmetro representado.
 Cada tabela deve ser posicionada logo, e o mais próximo possível de sua primeira citação no texto do artigo.
 A legenda da tabela deverá ser alinhada à esquerda com espaçamentos anterior e posterior de 18 pt e 0pt respectivamente.
 A fonte da tabela deverá ser alinhada à esquerda com espaçamentos anterior e posterior de 0pt e 12pt respectivamente.
 As legendas descritivas de tabelas não devem tomar mais de 3 linhas e texto.
 A partir da segunda linha, da legenda, deve-se identar o texto à esquerda em 16 mm.

Outras informações importantes sobre a estrutura do texto:
1. Introdução: deve conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado.
2. Desenvolvimento: a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado.
3. Conclusão: deve conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos. A repetição de argumentos ou aspectos já descritos em outras seções deve ser evitada.
4. Referências: relação das obras e fontes de pesquisa citadas no artigo conforme ABNT – NBR 6023/2002.
5. Os artigos e demais forma de produção devem ser inéditos, ter de 15 a 20 páginas e ser redigidos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano.
6. As referências das citações diretas ou /e indiretas devem ser feitas no próprio texto. Ex.: Segundo Pietro Perlingieri (2007, p.50) ou após a citação. Ex.: (PERLINGIERI, 2007, p.50).
7. Ao final do artigo devem ser listados os autores acompanhados de uma pequena bibliografia (fonte arial 10).

 

Declaração de Direito Autoral

Opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores, que, ao permitirem a publicação de seus textos, concordam que a Revista Tecnologia passe a ter o direito de divulgá-los por mídia impressa e eletrônica.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém o estilo dos autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.