Análise do comportamento reológico de suspensões com micro-aglomerante para emprego em injeções através de resultados de ensaios de laboratório.

Autores

  • Marcos Fábio Porto de Aguiar

Palavras-chave:

injeção em solo e rocha, reologia, suspensão de micro-cimento, micro-aglomerante.

Resumo

O presente trabalho trata da determinação experimental das características reológicas de suspensões com micro-aglomerante para injeção em solos ou rochas, tendo em vista sua importância para o sucesso de uma operação de injeção. O material utilizado nos ensaios é o Dyckerhoff-Sohl-Feinst- Bindemittel-F, sendo observado como as características reológicas são alteradas, no decorrer do tempo por outros fatores como variações na execução da mistura. O material de estudo foi desenvolvido como alternativa para utilização em reforços e impermeabilização de solos, através de injeção na faixa granulométrica entre areia média e fina, com a vantagem de não ter influência prejudicial nas características da água subterrânea. O material pode também ser utilizado em fissuras ou fraturas em rochas e fissuras em peças de concreto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

de Aguiar, M. F. P. (2009). Análise do comportamento reológico de suspensões com micro-aglomerante para emprego em injeções através de resultados de ensaios de laboratório. Revista Tecnologia, 26(2). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/100

Edição

Seção

Artigos