Projeto de engenharia de um transdutor eletrônico de vazão baseado em um dispositivo de pressão diferencial do tipo Venturi.

Autores

  • Ronald Alzamende Martins
  • João Manoel Dias Pimenta
  • Lutero Carmo de Lima Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Venturi, instrumentação, escoamento.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento de um medidor de vazão baseado no tubo de Venturi como elemento primário. O projeto do transdutor é descrito de acordo com seus detalhes dimensionais e construtivos, auxiliado por resultados provenientes de simulações numéricas. Algumas características do projeto do transdutor são descritas neste trabalho, como construção em câmaras para se obter pressão média. Um projeto eletrônico preliminar para o Venturi é também apresentado neste artigo, considerando o uso de um transdutor comercial para medição de vazão por diferença de pressão, incorporado ao Venturi. Um planejamento experimental para calibração estática é discutido, a fim de determinar características relacionadas à mudança do coeficiente de descarga com o número de Reynolds e à razão de diâmetro. Aplicações futuras do Venturi proposto serão feitas para medição de vazão com líquidos e gases, com a finalidade de validar o projeto proposto como um medidor de vazão comercial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Martins, R. A., Pimenta, J. M. D., & de Lima, L. C. (2009). Projeto de engenharia de um transdutor eletrônico de vazão baseado em um dispositivo de pressão diferencial do tipo Venturi. Revista Tecnologia, 25(1). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/126

Edição

Seção

Artigos