Duas alternativas para conversores CC-CC de alta tensão isolados com elevado rendimento para aplicações aeroespaciais.

Autores

  • Roger Gules
  • Ivo Barbi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Conversor CC-CC isolado, elevado rendimento, elevada tensão de saída, satélites de comunicação, amplíficador de microondas.

Resumo

Neste artigo são propostas duas alternativas para a implementação de conversores CC-CC isolados, operando com elevada tensão de saída(kV) e com tensão de entrada não regulada. As estruturas propostas são especialmente indicadas para a implementação do estágio final de amplificação de microondas(TWTA) de satélites de comunicação, devido à reduzida massa e volume, além de operar com elevador endimento. A primeira estrutura proposta é formada por dois estágios, um regulador conectado em série com um conversor cc-cc isolado, o qual opera com comutação suave ZVSLZCS. A segunda topologia estudada É um conversor de estágio único, que mantém elevado rendimento, mesmo operando com uma grande faixa de variação da tensão de entrada. Os resultados experimentais obtidos com os protótipos implementados são apresentados, considerando uma aplicação com potência de saída de 150W, tensão de saída total de 3,2kV e tensão de entrada variável entre 26V e 44V. O rendimento para ambos conversores, operando com potência nominal, manteve-se superiora 93,4%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-04

Como Citar

Gules, R., & Barbi, I. (2009). Duas alternativas para conversores CC-CC de alta tensão isolados com elevado rendimento para aplicações aeroespaciais. Revista Tecnologia, 23(1). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/182

Edição

Seção

Artigos