A inteligência competitiva associada ao alinhamento estratégico entre negócio e projetos de Tecnologia da Informação

Cássio Chagas Montenegro Duarte

Resumo


A Tecnologia da Informação (TI), até recentemente, era vista apenas como um recurso operacional de suporte às atividades de negócio das organizações. Entretanto, devido ao aumento da competição, causada principalmente pela globalização, a TI tornou-se um fator estratégico à alta gestão, pois permite o processamento de grande quantidade de informação, num pequeno período de tempo. Assim, adquiriu um status diferenciado, como ferramenta de apoio ao planejamento estratégico da empresa. Diversos estudos sugerem que as empresas tornam-se mais competitivas conforme o
maior grau de alinhamento entre suas estratégicas de negócio e TI. Nesse sentido, o artigo destaca a utilização da Inteligência Competitiva (IC) como um instrumento indutor de novas técnicas de gestão, que permite aos clientes expandirem as possibilidades de utilização de projetos. Dessa forma, a pesquisa baseou-se num estudo de caso realizado numa grande empresa prestadora de serviços de Tecnologia da Informação para órgãos públicos e privados do estado de São Paulo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23180730.2014.V35.1/2.89-97

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Tecnologia, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0730

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia