Sistemas de abastecimento em comunidades rurais do semiárido: a implantação do SISAR em Cristais, Cascavel, CE

Autores

  • Francisco Glauber César Alves Universidade Federal do Ceará
  • Flávia Telis de Vilela Araújo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2016.V37.1/2.78-86

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar a problemática do acesso e universalização de água para consumo humano nas pequenas comunidades rurais difusas do Semiárido brasileiro, não incluídas nas grandes obras de infraestrutura hídrica, a partir da análise da implantação do Programa de Saneamento Rural Integrado (SISAR), no Distrito rural de Cristais, localizado no município de Cascavel, Ceará. Programas de acesso à água, tais como a construção de cisternas rurais, utilização de carros pipa e o SISAR têm buscado, ao longo dos últimos anos, promover o acesso de água, embora nem sempre em quantidade e qualidade satisfatórias. O SISAR, que tem como um dos princípios a participação comunitária no gerenciamento do sistema de saneamento local, começou a ser implantado no Ceará em 1996, na Bacia do Acaraú e Coreaú. Atualmente, existem oito unidades do Programa no Estado, nas bacias hidrográficas, beneficiando aproximadamente 435 mil pessoas. O impacto da implantação do SISAR em Cristais incluiu uma pesquisa bibliográfica e levantamento de dados existentes sobre o programa e a legislação relacionada, realização de observações de campo, tratamento e análise das informações. O SISAR demonstrou ser uma solução viável, a partir da participação da comunidade local nas etapas de planejamento, implantação e gestão, assim como o aumento da abrangência do sistema de abastecimento e a melhoria dos parâmetros de qualidade da água, relacionada diretamente com a melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Entretanto, observou-se que fatores culturais impedem que uma parcela da população, que não se atentam para a importância do sistema, e, portanto, não fazem uso do mesmo, prosseguem utilizando tecnologias obsoletas de acesso à água, continuando em condições de vulnerabilidade hídrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Glauber César Alves, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará(2005). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

Flávia Telis de Vilela Araújo, Universidade Federal do Ceará

É graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Desenvolvimento com Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú , mestre em Economia e doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Trabalhou na área de planejamento e controle da produção e logística na Mallory. Prestou consultoria ao Banco do Nordeste, como especialista em gestão ambiental. Desde 1999 atua no ensino superior tendo sido professora do Instituto Centec, Unifor (pós-graduação) e Faculdade CDL. É professora da Estácio /Fic e Unifor.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Alves, F. G. C., & Araújo, F. T. de V. (2016). Sistemas de abastecimento em comunidades rurais do semiárido: a implantação do SISAR em Cristais, Cascavel, CE. Revista Tecnologia, 37(1/2), 78–86. https://doi.org/10.5020/23180730.2016.V37.1/2.78-86

Edição

Seção

Artigos