Detectando ataques em redes de computadores utilizando-se discriminantes.

Autores

  • Raimir Holanda Universidade de Fortaleza
  • José Everardo Bessa Maia Universidade de Fortaleza
  • Marcus Fábio Fontenelle do Carmo Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Segurança em redes de computadores. Gerenciamento de dados. Segurança de dados. Detecção de intrusos. Estatística multivariada.

Resumo

Ataques representam uma séria ameaça ao ambiente computacional em rede e, portanto, precisam ser prontamente detectados. Novos tipos de ataque, os quais os sistemas de detecção não estão cientes, são os mais difíceis de detectar. Atualmente os métodos disponíveis são principalmente baseados em assinaturas ou algoritmos de aprendizagem e geralmente não são capazes de detectar novos ataques. A abordagem apresentada neste trabalho utiliza-se de um pequeno número de discriminantes estatísticos e análise de agrupamentos para detectar ataques em redes de computadores, obtendo resultados melhores do que resultados previamente obtidos em outros trabalhos. Análise de agrupamento é uma técnica não supervisionada e, portanto, é capaz de detectar novos ataques. Nós realizamos testes empíricos utilizando traces reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Holanda, R., Maia, J. E. B., & do Carmo, M. F. F. (2009). Detectando ataques em redes de computadores utilizando-se discriminantes. Revista Tecnologia, 28(1). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/65

Edição

Seção

Artigos