MODULA – Uma abordagem estruturada para a resolução de problemas, aplicada ao ensino de Matemática na Engenharia

Mateus Mosca Viana, Ana Teresa de Araújo Farias, Francisco Antonio de Araújo e Souza

Resumo


O método para a resolução de problemas proposto neste artigo se fundamenta no raciocínio dedutivo e é conhecido como “Desenvolvimento de cima para baixo” ou “Top Down Development” satisfatoriamente utilizado na Ciência da Computação. Especificamente, trata-se de uma adaptação dessa mesma concepção com o foco direcionado para o ensino de Matemática em cursos de Engenharia. Tal proposição foi motivada pela observação, ao longo da práxis docente dos autores e de pesquisas analisadas, sobre as dificuldades de aprendizagem em Matemática de estudantes. São descritos os procedimentos do método, bem como a modelagem matemática de um exemplo contextualizado, focando na realidade a ser modelada e adaptada ao estudo de situações matemáticas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23180730.2017.V38.2.7161

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


”Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Tecnologia, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0730

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia