MODULA – Uma abordagem estruturada para a resolução de problemas, aplicada ao ensino de Matemática na Engenharia

Autores

  • Mateus Mosca Viana Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Ana Teresa de Araújo Farias Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Francisco Antonio de Araújo e Souza Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2017.V38.2.7161

Resumo

O método para a resolução de problemas proposto neste artigo se fundamenta no raciocínio dedutivo e é conhecido como “Desenvolvimento de cima para baixo” ou “Top Down Development” satisfatoriamente utilizado na Ciência da Computação. Especificamente, trata-se de uma adaptação dessa mesma concepção com o foco direcionado para o ensino de Matemática em cursos de Engenharia. Tal proposição foi motivada pela observação, ao longo da práxis docente dos autores e de pesquisas analisadas, sobre as dificuldades de aprendizagem em Matemática de estudantes. São descritos os procedimentos do método, bem como a modelagem matemática de um exemplo contextualizado, focando na realidade a ser modelada e adaptada ao estudo de situações matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Mosca Viana, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Bacharel em Matemática (1971), Mestre em Matemática (1981) e Doutor em Engenharia de Teleinformática (2007), todos pela Universidade Federal do Ceará. Analista de Sistemas na IBM (1972 a 1978). Professor na Universidade Federal do Ceará (UFC), Depto. de Computação (1974 a 2003), atualmente aposentado. Professor na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Curso de Ciências da Computação, desde 2012. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança de Sistemas, Algoritmos e Modelagem Matemática de Problemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Informação, Matemática Computacional, Segurança de Sistemas, Métodos Quantitativos.

Ana Teresa de Araújo Farias, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1986) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1988). Atualmente é professor horista adjunto da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Funcional, atuando principalmente no seguinte tema: cálculo e álgebra e geometria.

Francisco Antonio de Araújo e Souza, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Possui doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010), mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2003) e graduação bacharelado em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade da Amazônia - UNAMA/UNESPA (1990). Membro de instituições: Associação Brasileira de Avaliação Educacional - ABAVE, BR; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED, BR; Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, BR; Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, BR; Conselho Regional de Economia do Ceará - CORECON, BR; American Educational Research Association - AERA, USA; American Mathematical Society - AMS, USA; Project Management Institute - PMI, USA. Avaliador no SINAES/INEP-MEC. Professor de Ensino Superior com experiência nas áreas de Administração, Educação e Sistemas de Informações, com ênfase em Gestão, Planejamento e Avaliação do Desenvolvimento Institucional; Pesquisa e Docência na Educação Superior.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Viana, M. M., Farias, A. T. de A., & e Souza, F. A. de A. (2018). MODULA – Uma abordagem estruturada para a resolução de problemas, aplicada ao ensino de Matemática na Engenharia. Revista Tecnologia, 38(2). https://doi.org/10.5020/23180730.2017.V38.2.7161

Edição

Seção

Artigos