Análise funcional comparativa de trecho da BR-116 no estado do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2018.7427

Resumo

Este trabalho consiste na realização de uma análise comparativa entre duas metodologias de avaliação funcional de pavimentos flexíveis, as quais foram executadas ao longo de um trecho da BR-116 no Estado do Ceará. Os métodos utilizados baseiam-se na execução de um inventário de patologias existentes na superfície da rodovia, com o objetivo de calcular índices que atribuem ao pavimento conceitos de degradação, são eles: o Índice de Gravidade Global (IGG) e o Índice do Estado da Superfície (IES). Enquanto o IGG é obtido mediante a classificação e contagem das ocorrências e a medição das flechas nas trilhas de roda, em superfícies de avaliação, o IES é obtido por meio de um Levantamento Visual Contínuo (LVC), em toda a extensão do trecho. Ao comparar os resultados obtidos para os dois índices, considerando segmentos aproximados, verificou-se divergência de conceitos em várias seções. Através do IES foi atribuída ao pavimento uma pior condição de degradação. Enquanto o IGG considerou 48% da extensão avaliada em estado Regular, 47% em estado Ruim e somente 5% em estado Péssimo; o IES considerou 51,6% em estado Ruim, 48,3% em estado Péssimo e apenas 0,1 em estado Regular. Esse fato pode estar relacionado à maior subjetividade do método LVC.

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Biografia do Autor

Joyce Pascoal de Oliveira Silva, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza(2016)

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, da Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes, da Universidade Federal do Ceará. Affiliate Member in the American Society of Civil Engineers - ASCE. Tem experiência em Planejamento do Transporte Aéreo, Operação, Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Aeroportuárias, especialmente em pavimentos de pátios e de pistas de pouso e decolagem

Carla Beatriz Costa de Araújo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2013) - Magna Cum Laude. Mestrado em Engenharia Civil - Área de Concentração: Geotecnia pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atuou na Empresa Arcadis Logos S/A como engenheira civil e coordenadora da equipe de gerenciamento do DRENURB (Programa Municipal de Drenagem Urbana de Fortaleza). Atualmente é Professora na Universidade de Fortaleza no curso de Engenharia Civil e na pós-graduação e doutoranda em Recursos Hídricos na Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Silva, J. P. de O., Oliveira, F. H. L. de, & Araújo, C. B. C. de. (2018). Análise funcional comparativa de trecho da BR-116 no estado do Ceará. Revista Tecnologia, 39(2), 1–21. https://doi.org/10.5020/23180730.2018.7427

Edição

Seção

Artigos