Análise do albedo da superfície e índices de vegetação por sensoriamento remoto na bacia hidrográfica do rio Pacoti/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2018.8132

Resumo

O albedo é a razão entre a radiância refletida e incidente da superfície, sendo um importante índice utilizado na climatologia e em outras ciências atmosféricas, assim como o Índice de Vegetação Por Diferença Normalizada (NDVI) e o Índice de Vegetação Ajustada ao Solo (SAVI) que proporcionam a identificação da presença de vegetação verde na superfície e a caracterização de sua distribuição espacial, juntas são ferramentas importantes para o reconhecimento de processos de degradação. Estes índices podem ser gerados pela relação entre as bandas do espectro eletromagnético, sendo utilizadas para a obtenção de informações relevantes conseguidas pelos sensores de satélites Landsat 5 e 8 em relação com a vegetação presente na área estudada. A metodologia constitui-se no levantamento bibliográfico para a fundamentação do estudo, com a finalidade de compreender os aspectos ambientais mediante as atividades antrópicas; destacou-se o uso do software ArcGIS 10.3, através da álgebra de mapas, necessário para obter uma análise ambiental. Os resultados de albedo da superfície e dos índices de vegetação foram satisfatórios corroborando com vários autores, conseguindo demonstrar a degradação sofrida na região, como o aumento das culturas, diminuição da área vegetada e aumento do solo exposto. De uma maneira geral pode-se concluir que de acordo com os resultados, o uso das técnicas de sensoriamento remoto, sistema de informações geográficas e geoprocessamento, associadas as imagens Landsat, podem ser usadas com um alto grau de confiabilidade na determinação do albedo e índices de vegetação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jorgiana Ferreira Dantas, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Recursos Hídricos/Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia CENTEC-Cariri (2008), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2010) e Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agronômicas (2013), bolsista de doutorado sanduiche pela CAPES na Universidad de Valência/Espanha. Tem experiência na área de Saneamento Ambiental, Engenharia Agrícola, Sensoriamento Remoto e Expressão Gráfica com ênfase em Recursos Hídricos e Geoprocessamento Ambiental.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Júnior, J. J. F., & Dantas, M. J. F. (2018). Análise do albedo da superfície e índices de vegetação por sensoriamento remoto na bacia hidrográfica do rio Pacoti/CE. Revista Tecnologia, 39(2), 1–18. https://doi.org/10.5020/23180730.2018.8132

Edição

Seção

Artigos