Avaliação sobre a emissão de poluentes na substituição do óleo combustível por gás natural – Estudo de caso para caldeiras geradoras de vapor industrial.

Autores

  • Ricardo César Pimentel Chaim
  • Pedro Teixeira Lacava

Palavras-chave:

emissão de poluentes, combustão de gás natural e óleo combustível, caldeiras a vapor.

Resumo

O presente trabalho mostra uma análise sobre as emissões de material particulado (MP), Dióxido de Enxofre (SO2) e Trióxido de Enxofre (SO3), em uma planta industrial de produção de vapor. A análise é um estudo de caso e compara essas emissões usando óleo combustível e gás natural como a tecnologia empregada para o processo de combustão na operação das caldeiras. Os resultados foram obtidos durante os últimos onze anos em diferentes condições de operações e equipamentos. Para operação com óleo, o processo de atomização tem uma influência significativa nas emissões de poluentes. O uso de atomizadores do tipo “air-blast” diminui a emissão de material particulado quando comparado com a atomização mecânica. A combustão de gás natural sempre proporcionou menores emissões, a despeito da tecnologia empregada para combustão do óleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Chaim, R. C. P., & Lacava, P. T. (2009). Avaliação sobre a emissão de poluentes na substituição do óleo combustível por gás natural – Estudo de caso para caldeiras geradoras de vapor industrial. Revista Tecnologia, 26(2). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/93

Edição

Seção

Artigos