Perfil dos acidentes por líquidos aquecidos em crianças atendidas em centro de referência de Fortaleza - doi:10.5020/18061230.2007.p86

Autores

  • Hermano José Sales Rocha Universidade de Fortaleza
  • Samira Valentim Gama Lira Universidade de Fortaleza
  • Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu Universidade de Fortaleza
  • Érika Porto Xavier Faculdade Integrada do Ceará
  • Luiza Jane Eyre de Souza Vieira Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/1007

Palavras-chave:

Queimaduras, Criança, Educação em saúde.

Resumo

Este trabalho objetivou identificar o perfil dos acidentes em crianças queimadas por líquidos aquecidos. Estudo descritivo, realizado com 62 pais de crianças internadas em um Centro de Tratamento para Queimados, em Fortaleza, Ceará, no período de janeiro a junho de 2002. As variáveis estudadas foram: a idade do acidente, sexo, substância causadora da queimadura, e ascaracteristicas específicas da queimadura. Como resultado, houve prevalecencia o grupo de 1 a 2 anos com 30 (48,4%) internamentos, 34 (54,8%) eram do sexo masculino; a água quente foi responsável por 23 (37,1%) casos e predominaram as lesões de 2º grau com 62 (62%) ocorrências. No que se refere às regiões corporais atingidas, identificou-se que o tronco se apresentou queimado em 49 (28,8%) crianças. No momento do acidente térmico, 51 (82,3%) crianças estavam acompanhadas pela mãe; após o incidente, 36 (59,6%) crianças foram levadas imediatamente ao hospital. Quanto às orientações educativas na prevenção de queimaduras duarante o periodo de internamento, 48 (77,4%) pais referiram que não as receberam pela equipe de saúde. Concluiu-se que o perfil do acidente infantil com líquidos aquecidos neste Centro de Referência consiste de crianças na primeira infância, do sexo masculino, principalmente com lesões de segundo grau em tronco, as quais ocorreram enquanto na companhia de suas mães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermano José Sales Rocha, Universidade de Fortaleza

Médico, Professor Mestre do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Médico do Instituto Dr. José Frota, Fortaleza, Ceará.

Samira Valentim Gama Lira, Universidade de Fortaleza

Enfermeira, Discente do Mestrado Saúde Coletiva da UNIFOR.

Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu, Universidade de Fortaleza

Enfermeira, Discente do Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos em Saúde da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Bolsista da FUNCAP.

Érika Porto Xavier, Faculdade Integrada do Ceará

Fisioterapeuta, Professora Mestre da Faculdade Integrada do Ceará. Fortaleza, Ceará.

Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, Universidade de Fortaleza

Professora Titular do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Educação em Saúde da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Enfermeira do Instituto Dr. José Frota, Fortaleza-CE.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Rocha, H. J. S., Lira, S. V. G., Abreu, R. N. D. C. de, Xavier, Érika P., & Vieira, L. J. E. de S. (2012). Perfil dos acidentes por líquidos aquecidos em crianças atendidas em centro de referência de Fortaleza - doi:10.5020/18061230.2007.p86. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 20(2), 86–91. https://doi.org/10.5020/1007

Edição

Seção

Artigos Originais