Proposta de um indicador comunitário em saúde bucal - doi:10.5020/18061230.2007.p199

Autores

  • Maria Vieira de Lima Saintrain Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/1026

Palavras-chave:

Auxiliares de Saúde Comunitária, Saúde Bucal, Equidade em saúde, Programa de saúde da família, Odontologia comunitária, Planejamento em saúde comunitária.

Resumo

A execução de políticas públicas que culminem na redução das iniqüidades em saúde bucal requer, dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), planejamento de ações simplificadas, de alcance universal e com participação dos atores sociais envolvidos no processo. O Indicador Comunitário em Saúde Bucal – ICSB tem por objetivo constituir “nova tecnologia” para obtenção de dados, de maneira fácil e simples, que possam dar agilidade à organização de um planejamento com vistas à eqüidade, e com o intuito de melhorar a condição de saúde bucal da população. Como estratégia, envolvendo o agente comunitário de saúde (ACS) do Programa Saúde da Família (PSF), elaborou-se o instrumento (ICSB) para levantar dados da situação epidemiológica em saúde bucal da população. O desenho metodológico consiste, inicialmente, em oficina de treinamento para os ACS e posterior levantamento de dados junto à população. Os cirurgiões-dentistas, envolvidos no projeto, serão repassadores da oficina para os ACS na identificação dos problemas de saúde bucal e grau de severidade. Consi derando a necessidade de tratamento, o cirurgião-dentista desenvolverá as ações em Saúde Bucal com base no princípio da eqüidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vieira de Lima Saintrain, Universidade de Fortaleza

Cirurgiã-dentista, Professora Doutora do Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Saintrain, M. V. de L. (2012). Proposta de um indicador comunitário em saúde bucal - doi:10.5020/18061230.2007.p199. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 20(3), 199–204. https://doi.org/10.5020/1026

Edição

Seção

Descrição ou Avaliação de Experiências, Métodos, Técnicas, Procedimentos e Instrumentais