Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Bianca Alessandra Gomes do Carmo
Universidade Federal do Pará
Brasil
Acadêmica de Enfermagem. Vivência na Educação em saúde para populações ribeirinhas sobre Hanseníase e na Educação em saúde para diabéticos em insulinoterapia. Atua como voluntária no projeto de extensão "Educação em saúde na universidade: mobilização de acadêmicos de enfermagem como agentes transformadores da realidade do HIV/aids na Região Norte (PIBEX - UFPA). Contribui como voluntária no projeto de pesquisa "Desenvolvimento da práxis de Enfermagem em contexto interprofissional através de coaching" (PIBIC-UFPA). Atuo em pesquisa na área de geoprocessamento e análise espacial em saúde com foco para a Região Norte. Conhecimento em softwares de processamento geoespacial e práxis de Enfermagem através de coaching em desenvolvimento.
http://lattes.cnpq.br/8092565775524641
Nayla Rayssa Pereira Quadros
Universidade Federal do Pará
Brasil
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como voluntária no projeto de extensão "Educação em saúde na universidade: mobilização de acadêmicos de enfermagem como agentes transformadores da realidade do HIV/aids na Região Norte (PIBEX - UFPA). Contribui como voluntária no projeto de pesquisa "Desenvolvimento da práxis de Enfermagem em contexto interprofissional através de coaching" (PIBIC-UFPA).
http://lattes.cnpq.br/2653287362350961
Marcus Matheus Quadros Santos
Universidade Federal do Pará
Brasil
Graduando em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (ICS - UFPA). Atualmente é voluntário no projeto de extensão "EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIVERSIDADE: MOBILIZAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO AGENTES TRANSFORMADORES DA REALIDADE DO HIV/AIDS NA REGIÃO NORTE" - (PROEX - UFPA). Possui experiência na área de Enfermagem em Doenças Transmissíveis, com ênfase em Infecções Sexualmente Transmissíveis. Participou como PIBIC (2017-2018) no Projeto de Pesquisa "ANÁLISE POPULACIONAL DA SUSCETIBILIDADE GENÉTICA E GENOTOXICIDADE MERCURIAIS NAS REGIÕES DE ITAITUBA (TAPAJÓS) E TUCURUÍ - CNPq Edital Universal", desenvolvendo um plano de trabalho intitulado "Níveis de Mercúrio total em espécies de peixes consumidas por populações ribeirinhas do Lago de Tucuruí: uma questão de Saúde Pública". Possui experiência na área de Farmacologia, subárea Toxicologia, com ênfase em Biomagnificação de Hg.
http://lattes.cnpq.br/2579092254617263
Jennifer Karen Ferreira Macena
Universidade Federal do Pará
Brasil
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como voluntária no projeto de extensão " Implementação e implantação de consultas de enfermagem pré-operatória aos pacientes ambulatoriais cirúrgicos da unidade hospitalar João de Barros Barreto" (PIBEX-UFPA) e contribui como voluntária no projeto " Educação em saúde na universidade: mobilização de acadêmicos de enfermagem como agentes transformadores da realidade do HIV na Região Norte" (PIBEX-UFPA). Atua também como voluntária no projeto de pesquisa "Desenvolvimento da práxis de Enfermagem em contexto interprofissional através de coaching" (PIBIC-UFPA).
http://lattes.cnpq.br/3156227734193283
Marília de Fátima Vieira de Oliveira
Universidade Federal do Pará
Brasil
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (1995). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor Associado I da Faculdade de Enfermagem e Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Participa como membro parceiro do projeto de pesquisa multicêntrico do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) sobre envelhecimento ativo. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Formação e Gestão para a Práxis do Cuidado em Saúde e Enfermagem - EDUGESPEN. Coordenadora do Programa de Pós-Graduaçao em Enfermagem da UFPA - Gestao 2011-2013. e Gestão-2013-2015. Investigação voltada para a linha de pesquisa de Educação, formação e gestão, especialmente saúde mental, educação e saúde, formação, idoso e filosofia da saúde.
http://lattes.cnpq.br/7030765721580568
Sandra Helena Isse Polaro
Universidade Federal do Pará
Brasil
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (1981), Graduação em Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (1995). Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (2001). Doutorado em Enfermagem, com Área de Concentração Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (Mestrado Acadêmico).Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Família, Idoso, Programa Saúde da Família e Enfermagem Gerontológica. Coordenadora do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica/ABEn no período de outubro de 2013 a abril de 2018.
http://lattes.cnpq.br/7875594038005793
Eliã Pinheiro Botelho
Universidade Federal do Pará
Brasil
Graduado em Enfermagem e Obstetrícia (2001) pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por seu facínio pelo estudo das doenças infecto-parasitárias e também pela Saúde Pública, sua monografria versou sobre o aumento da incidência de HIV em mulheres casadas e teve como supervisora a Profa. Dra. Rosane Harper Griep. A coleta de dados foi realizada no Centro de Testagem Anônima do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA-UFRJ). Em 1998, Eliã comecou a estagiar como aluno de Iniciação Científica no Laboratório Fisiologia da Cognição do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ (IBCCF/UFRJ), sob orientação dos Professores Maria Carmem Pinon e Ricardo Gattass, estudando a circuitaria visual do macaco Cebus apella. Em 2004, sob a orientação dos Professores Juliana Soares e Ricardo Gattass, Eliã defendeu sua dissertação de mestrado em Ciências Biológicas/Fisiologia no IBCCF/UFRJ, mostrando as alterações na distribuição das proteínas ligantes de cálcio (calbindina-28kD e parvalbumina), da GAP-43 e da GFAP na área visual primária (V1) do macaco Cebus adulto. No ano de 2008, Eliã defendeu sua tese de doutorado mostrando alterações na organização dos campos receptores em V1 após lesão retiniana restrita ainda no Cebus adulto sob a orientação do Professores Juliana Soares, Ricardo Gattass e Mario Fiorani Junior. Após o término do seu doutorado, em agosto de 2008, o referido aluno sentiu a necessidade de aprender a fazer pesquisas mais aplicadas ao estudo de doenças e farmacologia. Eliã, então, foi aprovado para uma posição de pós-doutorado no Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médicas (INSERM) em Bordeaux (França). Agora no Neurocentre Magendie, supervisionado pelo Dr Andreas Frick, seu principal foco foi o estudo das conexões GABAérgicas no cérebro de camundongos normais e afetados pela síndrome do frágil X. Em 2011, o mesmo segue para o segundo pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles, (UCLA). Nos EUAs, seu projeto versava sobre a doenca de Huntingon, agora supervisionado pelo Prof. Michael Levine. Atualmente, Eliã encontra-se no seu terceiro pós-doutorado na Universidade Federal do Pará, no Laboratório de Neuroplasticidade, estudando mecanismo de indução de plasticidade neuronal no sistema nervoso adulto empregando princípios ativos de plantas amazônicas. Adicionalmente, o referido pesquisador encontra-se em fase de diálogo para estabelecimento de projeto de pesquisa no Instituto Evandro Chagas visando estudar por métodos eletrofisiológicos os mecanismos fisiopatológicos de vírus da Amazônia que causam encefalite. Em junho de 2014 Eliã é aprovado no concurso para Professor Adjunto A em Doenças Transmissíveis da Faculdade de Enfermagem Universidade Federal do Pará.
http://lattes.cnpq.br/6276864906384922
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.