Cartilha educativa para promoção da saúde entre mulheres com dismenorreia primária

Jéssica Cordeiro Rodrigues, Mariana Arias Avila, Patricia Driusso

Resumo


Objetivo: descrever a construção e validação de uma cartilha educativa para mulheres com Dismenorreia Primária. Métodos: trata-se de um estudo transversal realizado em três fases: levantamento bibliográfico, construção e validação do material educativo. A validação foi realizada por dez profissionais da área de saúde e por vinte e duas mulheres com Dismenorreia Primária. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,80 para a validação de conteúdo de cada item do instrumento de avaliação e a concordância mínima de 75% entre as respostas positivas para validação da apresentação e legibilidade da cartilha. Resultados: o material educativo apresentou Índice de Validade de Conteúdo global de 0,90 pelos profissionais da saúde e nível de concordância de 95,4% entre o público alvo. Para a versão final, modificações foram realizadas conforme os comentários e sugestões propostas para o aperfeiçoamento do material educativo. Conclusão: a cartilha “Cólica Menstrual (Dismenorreia Primária): Promoção e Educação em Fisioterapia na Saúde da Mulher” foi validada, e espera-se que seja utilizada para o tratamento não farmacológico de mulheres acometidas pela Dismenorreia Primária.

Palavras-chave


Promoção da Saúde;

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DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2021.11471

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