Cartilha educativa para promoção da saúde entre mulheres com dismenorreia primária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2021.11471

Palavras-chave:

Promoção da Saúde,

Resumo

Objetivo: descrever a construção e validação de uma cartilha educativa para mulheres com Dismenorreia Primária. Métodos: trata-se de um estudo transversal realizado em três fases: levantamento bibliográfico, construção e validação do material educativo. A validação foi realizada por dez profissionais da área de saúde e por vinte e duas mulheres com Dismenorreia Primária. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,80 para a validação de conteúdo de cada item do instrumento de avaliação e a concordância mínima de 75% entre as respostas positivas para validação da apresentação e legibilidade da cartilha. Resultados: o material educativo apresentou Índice de Validade de Conteúdo global de 0,90 pelos profissionais da saúde e nível de concordância de 95,4% entre o público alvo. Para a versão final, modificações foram realizadas conforme os comentários e sugestões propostas para o aperfeiçoamento do material educativo. Conclusão: a cartilha “Cólica Menstrual (Dismenorreia Primária): Promoção e Educação em Fisioterapia na Saúde da Mulher” foi validada, e espera-se que seja utilizada para o tratamento não farmacológico de mulheres acometidas pela Dismenorreia Primária.

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Biografia do Autor

Jéssica Cordeiro Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Fisioterapia, Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher

Mariana Arias Avila, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Fisioterapia, Laboratório de Pesquisa em Recursos Fisioterapêuticos

Patricia Driusso, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Fisioterapia, Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Rodrigues, J. C., Avila, M. A., & Driusso, P. (2021). Cartilha educativa para promoção da saúde entre mulheres com dismenorreia primária. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 34. https://doi.org/10.5020/18061230.2021.11471

Edição

Seção

Artigos Originais