Atendimento humanizado: as concepções de estudantes de Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2020.11560

Palavras-chave:

Humanização, Humanização da Assistência, Humanização dos Serviços, Educação médica, Estudantes de medicina, Universidade

Resumo

Objetivo: O presente artigo objetiva analisar as concepções de atendimento médico humanizado de graduandos em Medicina da Universidade Federal da Bahia. Métodos: Para o estudo foi realizada uma investigação qualitativa. Os dados foram produzidos a partir de um questionário individual com questões abertas, aplicados a estudantes do 1º ao 8º semestres do curso de Medicina, em agosto de 2018 (n = 451). Resultados: A partir da análise de conteúdo das respostas identificou-se que parte dos estudantes conceitua o atendimento humanizado orientando-se principalmente por aspectos gerais da Política Nacional de Humanização, outros demonstraram superar essa percepção ao relatarem aspectos de sensibilidade e empatia; enquanto um terceiro grupo, por sua vez, apresentou concepções que vão de encontro à proposta do conceito de humanização, reforçando, dessa forma, o discurso de superioridade médica. Conclusão: Ficou evidente que os estudantes de Medicina investigados conceituam atendimento humanizado a partir de orientações diversas, demonstrando que múltiplos fatores podem contribuir para essas concepções.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

de Passos, V. B. C., Véras, R. M., Fernandez, C. C., Lemos, O. L., Cardoso, G. M. P., & Rocha, M. N. D. (2020). Atendimento humanizado: as concepções de estudantes de Medicina. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 33. https://doi.org/10.5020/18061230.2020.11560