Cuidado parental e promoção do desenvolvimento infantil no contexto da prematuridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2020.11656

Palavras-chave:

Recém-Nascido Prematuro, Desenvolvimento Infantil, Conhecimento, Pais, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Objetivo: Compreender os antecedentes, as práticas e a influência do cuidado parental no desenvolvimento da criança nascida prematura. Métodos: Estudo de delineamento transversal e abordagem qualitativa-interpretativa realizado com 7 pais de crianças nascidas prematuras em acompanhamento em ambulatório de crescimento e desenvolvimento de um hospital de ensino do Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2017 e janeiro de 2018 por meio da estratégia de entrevista aberta em profundidade, além da construção do genograma e ecomapa da família, na perspectiva dos pais, como estratégia complementar. A análise dos dados teve como referencial metodológico a Pesquisa de Narrativas e referencial teórico, o Interacionismo Simbólico, desvelou quatro categorias temáticas: crenças, medo e insegurança parental; natureza do cuidado e conceito de maternidade e paternidade; aprendizados e práticas parentais; e apoio social. Resultados: As narrativas revelaram insegurança e medo dos pais para cuidar dos filhos em casa após a alta hospitalar, em especial pela imaturidade do prematuro, mas apesar disso procuram oferecer o suporte necessário para manutenção do cuidado, valorizando pequenos detalhes e conquistas desenvolvimentais da criança frente aos inúmeros desafios e limitações de apoio social que enfrentam no cotidiano. Conclusão: Os conhecimentos, crenças e valores que sustentam as práticas parentais no contexto da prematuridade têm repercussões na vida e na adaptação dos pais ao nascimento e cuidado do prematuro. O engajamento da equipe de saúde deve ser constante para promover a autonomia, a segurança, a eficácia e o bem-estar parental no cuidado desenvolvimental do filho prematuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

World Health Organization [Internet]. Geneva: WHO; c2018 [acesso em 2019 Dez 16]. Preterm birth. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/preterm-birth

Chawanpaiboon S, Vogel JP, Moller AB, Lumbiganon P, Petzold M, Hogan D, et al. Global, regional, and national estimates of levels of preterm birth in 2014: a systematic review and modelling analysis. The Lancet Glob Health [Internet]. 2019 [acesso em 2019 Dez 10];2(3):e155-64. Disponível em: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2214-109X%2818%2930451-0

Liu L, Oza S, Hogan D, Chu Y, Perin J, Zhu J, et al. Global, regional, and national causes of under-5 mortality in 2000-15: an updated systematic analysis with implications for the Sustainable Development Goals. Lancet [Internet]. 2016 [acesso em 2019 Dez 10];388(10063):3027-35. Disponível em: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2816%2931593-8

Cossul MU, Silveira AO, Pontes TB, Martins G, Wernet M, Cabral CCDO. Crenças e práticas parentais no cuidado domiciliar da criança nascida prematura. REME Online [Internet]. 2015 [acesso em 2019 Dez 10];19(4):830-41. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1044

Zvara BJ, Keim SA, Boone KM, Anderson SE. Associations between parenting behavior and executive function among preschool-aged children born very preterm. Early Child Res Q [Internet]. 2019 [acesso em 2019 Dez 12];48(3):317-24. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0885200619300559

Barroso RG, Machado C. Definições, dimensões e determinantes da parentalidade. Psychologica [Internet]. 2010 [acesso em 2019 Dez 12];(52-I):211-29. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/996/445

Schmidt KT, Higarashi IH. Experiência materna no cuidado domiciliar ao recém-nascido prematuro. REME Online [Internet]. 2012 [acesso em Dez 10];16(3):391-9. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/542

Widding U, Hägglöf B, Farooqi A. Parents of preterm children narrate constructive aspects of their experiences. J Clin Nurs [Internet]. 2019 [acesso em 2019 Dez 12];28:4110-8. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/jocn.14948

Adama EA, Bayes S, Sundin D. Parents’ experiences of caring for preterm infants after discharge from Neonatal Intensive Care Unit: A meta‐synthesis of the literature. J Neonatal Nurs [Internet]. 2015 [acesso em 2019 Dez 15];22(1):27-51. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1355184115001118

Melo MRO, Andrade ISNS. Desenvolvimento infantil e prematuridade: uma reflexão sobre o conhecimento e as expectativas maternas. Rev Bras Promoc Saude [Internet]. 2013 [acesso em 2019 Dez 16];26(4): 548-63. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/3122/pdf

Medeiros CC, Franzoi MAH, Silveira AO. Conhecimento e cuidado parental na promoção do desenvolvimento da criança nascida prematura. In: 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa [Internet];2019 Julho 16-19; Lisboa. [acesso em 2019 Dez 15]. p.1580-9 Investigação Qualitativa em Saúde/Investigación Cualitativa en Salud, 2019. v. 2. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2370

Siqueira MBDC, Dias MAB. A percepção materna sobre vivência e aprendizado de cuidado de um bebê prematuro. Epidemiol Serv Saúde [Internet]. 2011 [acesso em 2019 Dez 15];20(1):27-36. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742011000100004

Skene C, Gerrish K, Price F, Pilling E, Bayliss P. Developing family‐centred care in a neonatal intensive care unit: an action research study protocol. J Adv Nurs [Internet]. 2016 [acesso em 2019 Dez 15];72(3):658-68. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jan.12863

Clandinin, DJ, Connelly FM. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. [Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research] Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU; 2011.

Wright LM, Leahey M. Nurses and families: A guide to family assessment and intervention. Philadelphia: FA Davis and Company; 2012.

Feetham SL. Conceptual and methodological issues in research of families. In: Bell JM, Watson WL, Wright LM. The cutting edge of family nursing. Alberta: Family Nursing Unit Publications;1990. p.35-49.

Fusch PI, Ness LR. Are we there yet? Data saturation in qualitative research. The Qualitative Report [Internet]. 2015 [acesso em 2019 Dez 15];20(9):1408-16. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2281&context=tqr

Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa [Internet]. 2017 [acesso em 2019 Dez 20];5(7):1-12. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/82/59

Lieblich A, Tuval-Mashiach R, Zilber T. Narrative research: Reading, analysis, and interpretation. California: SAGE Publishing; 1998.

Blumer H. Simbolic Interactionism. New Jersey: Ed. Pretince-Hall; 1969.

Charon R. Narrative and medicine. N Engl J Med [Internet]. 2004 [acesso em 2019 Dez 10];350:862-3. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp038249?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed

Silva RMM, da Silva Menezes CC, Cardoso LL, França AFO. Vivências de famílias de neonatos prematuros hospitalizados em unidade de terapia intensiva neonatal: revisão integrativa. Rev enferm Cent.-Oeste Min [Internet]; 2016 [acesso em 2019 Out 10];6(2):2258-70. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/940

Weis J, Zoffmann V, Egerod I. Improved nurse–parent communication in neonatal intensive care unit: evaluation and adjustment of an implementation strategy. Journal of Clinical Nursing [Internet]; 2014 [acesso em 2019 Dez 05];23(23-24):3478-89. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jocn.12599

Kynø NM, Ravn IH, Lindemann R, Smeby NA, Torgersen AM, Gundersen T. Parents of preterm-born children; sources of stress and worry and experiences with an early intervention programme - a qualitative study. 2013;BMC nursing.[Internet]; 2013 [acesso em 2019 Out 10];12(1):28. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24313957

Goldstein J. (2012). Play in children's development, health and well-being. Brussels: Toy Industries of Europe.

Bueno EA, Castro AD, Chiquetti EDS. Influência do ambiente domiciliar no desenvolvimento motor de lactentes nascidos pré-termo. Rev Neurociência [Internet]; 2014 [acesso em 2019 Dez 05];22(1):45-52. Disponível em: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2014/2201/2201original/914original.pdf

Neel ML M, Stark AR, Maitre N L. Parenting style impacts cognitive and behavioural outcomes of former preterm infants: A systematic review. Child: care, health and development [Internet]. 2018 [acesso em 2019 Dez 05];44(4):507-15. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/cch.12561

Pluciennik GA, Lazzari MC, Chicaro MF. Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil: parentalidade em foco. São Paulo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. 2015 https://issuu.com/fmcsv/docs/fundamentos_fam__lia

Colditz P, Sanders MR, Boyd R, Pritchard M, Gray P, O’Callaghan MJ ... Evans T. Prem Baby Triple P: a randomised controlled trial of enhanced parenting capacity to improve developmental outcomes in preterm infants. BMC pediatrics [Internet]. 2015 [acesso em 2019 Dez 05];15(1):15. Disponível em: https://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12887-015-0331-x

Honkoff JP. Protecting brains not simply stimulating minds. Science. 2011;333(6045):982-3.

Ribeiro JF, Cavalcante da Silva LL, Lacerda dos Santos I, de Sousa Luz E, Lúcia V, Coêlho M, Maria D. O prematuro em unidade de terapia intensiva neonatal: a assistência do enfermeiro. Journal of Nursing UFPE/Revista de Enfermagem UFPE. [Internet] 2016 [acesso em 2019 Dez 05];10(10):3833-41. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hfb/trabalho_neonatal.pdf

Silveira RDC. Manual seguimento ambulatorial do prematuro de risco. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Pediatria. [Internet]. 2012 [acesso em 2019 Dez 05] 1 ed. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/Seguimento_prematuro_ok.pdf

Pinto Braga P, de Sena RR. Estratégias para efetivar a continuidade do cuidado pós-alta ao prematuro: revisão integrativa. Acta Paul Enferm Online[Internet]. 2012 [acesso em 2019 Dez 05];25(6):975-80 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000600023

Viera CS, Mello DFD. O seguimento da saúde da criança pré-termo e de baixo peso egressa da terapia intensiva neonatal. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2009 [acesso em 2019 Dez 15];18(1):74-82. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072009000100009&script=sci_abstract&tlng=pt

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Medeiros, C. C., Franzoi, M. A. H., & Silveira, A. O. (2020). Cuidado parental e promoção do desenvolvimento infantil no contexto da prematuridade. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 33. https://doi.org/10.5020/18061230.2020.11656