Epidemiologia e avaliação de serviços de saúde - doi:10.5020/18061230.2011.p151

Autores

  • Dixis Figueroa Pedraza Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5020/2066

Palavras-chave:

Serviços de Saúde, Epidemiologia, Epidemiologia dos Serviços de Saúde, Aplicações da Epidemiologia, Pesquisa sobre Serviços de Saúde, Efetividade.

Resumo

Objetivo: Discutir a aplicação da Epidemiologia na avaliação de serviços de saúde. Síntese dos dados: A contribuição da Epidemiologia na avaliação de serviços de saúde se dá, principalmente, na seleção, construção e análise de indicadores e na avaliação de desempenho e impacto. Dois eixos básicos devem nortear a avaliação de serviços de saúde: o tipo de indicador a ser utilizado e o grau de inferência necessária para concluir se os resultados são decorrentes ou não da intervenção. O tipo de indicador a ser utilizado depende, essencialmente, do que se esteja sendo medido, o processo, o resultado ou ambos. De acordo com o grau de inferência causal, identificam-se três tipos de avaliação: de adequação, de plausibilidade e de probabilidade O artigo apresenta os delineamentos de estudos que podem ser empregados para a avaliação dos serviços de saúde conforme o grau de inferência. Considerando as condições nas quais os serviços de saúde se estruturam e procedem, os estudos de adequação e plausibilidade são mais convenientes para avaliar o desempenho e o impacto dos serviços de saúde. Conclusões: Ainda persistem problemas metodológicos importantes que devem ser contornados na avaliação de impacto de intervenções em saúde pública. Esses problemas compreendem a dificuldade relacionada com a randomização, a obtenção de grupos para controlar os fatores de confusão e a escolha de indicadores de processo e de resultado pertinentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dixis Figueroa Pedraza, Universidade Federal de Pernambuco

Bolsista CAPES / CNPq – IELN – Brasil. Máster em Nutrição em Saúde Pública Doutorando em Nutrição. Programa de Pós-graduação do Departamento de Nutrição - Universidade Federal de Pernambuco. Cidade Universitária.

Downloads

Publicado

2012-01-20

Como Citar

Pedraza, D. F. (2012). Epidemiologia e avaliação de serviços de saúde - doi:10.5020/18061230.2011.p151. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 24(2), 151–158. https://doi.org/10.5020/2066

Edição

Seção

Perspectivas e Controvérsias