Conhecimento da equipe de saúde da família acerca da atuação do fisioterapeuta na atenção básica -

Greicimar de Oliveira, Ercília de Souza Andrade, Marcelo Lasmar dos Santos, Gabrielle Silveira Rocha Matos

Resumo


Objetivo: Avaliar o conhecimento da equipe de saúde das Unidades Básicas de Saúde do município de Coari-AM, Brasil, acerca da atuação do fisioterapeuta na atenção básica.
Métodos: Pesquisa de caráter quantitativo, exploratória, descritiva, do tipo levantamento de campo, realizada nas 11 unidades básicas de saúde de Coari, estado do Amazonas, nos meses de agosto e setembro de 2010. Coletaram-se os dados por meio de questionário composto por perguntas fechadas, referentes à atuação do fisioterapeuta na atenção básica à saúde. Participaram da pesquisa 76 profissionais distribuídos por categorias: (5) médicos, (10) enfermeiros, (8) técnicos de enfermagem e (53) agentes comunitários de saúde. Resultados:
61,64% (n= 45) dos profissionais atuantes na equipe de saúde da família referiram conhecer a atuação do fisioterapeuta na atenção primária; 79,45% (n=58) referiram no nível secundário e 69,86% (n=51) no nível terciário de atenção à saúde. Conclusão: Esse trabalho apontou algum
conhecimento dos profissionais quanto à atuação profissional do fisioterapeuta na atenção básica, no entanto, o conhecimento para este nível apresenta-se desfavorecido em relação aos demais níveis de atenção à saúde. Demonstrou-se que uma parcela dos profissionais apresentaram dificuldades para considerar a possibilidade da intervenção fisioterapêutica em patologias essencialmente trabalhadas na atenção básica, todavia a referência à viabilidade de atuação do fisioterapeuta para diferentes públicos foi satisfatória. Tal conclusão não esgota a possibilidade de discussão do tema proposto.

Palavras-chave


Pessoal de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Fisioterapia (especialidade); Programa Saúde da Família.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2090

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza - Ceará - Brasil - e-ISSN: 1806-1230

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia