Prática da interdisciplinaridade do PET-SAÚDE com professores da escola pública - doi: 10.5020/18061230.2012.p80

Autores

  • Kelly Alves de Almeida
  • Lara Teixeira Soares Nuto (UNIFOR)
  • Giselle Cavalcante de Oliveira (SMS)
  • Flora Elizabeth Bellatrix de Pitombeira (UNIFOR)
  • Beliza Mara Rodrigues de Freitas (UNIFOR)
  • Magda Moura de Almeida (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.5020/2214

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Docentes, Promoção da Saúde.

Resumo

Explorar a situação de saúde dos professores de escolas públicas, sob a ótica do fisioterapeuta e do fonoaudiólogo, para a elaboração e aplicação de proposta de intervenção preventiva para esta população, através de medidas de autocuidado executadas em grupos. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação, com a realização de seis encontros que ocorriam quinzenalmente, com duração média de 45 minutos, abordando exercícios fisioterápicos e fonoaudiológicos de autocuidado. No primeiro encontro, foi aplicado um questionário de avaliação que interrogava dados pessoais e profissionais, e as variáveis: tratamento fisioterápico, locais de dor, permanência de postura sentada, tratamento fonoaudiológico, incômodo na voz, exame laringológico, ingestão de água, estratégias para manter a ordem em sala de aula. A amostra constituiu-se de 12 professores vinculados a uma escola municipal de ensino fundamental no município de Fortaleza-CE, Brasil. Resultados: Todos os professores apresentaram queixas de dor no corpo e os tipos de dores mais relatadas foram queimação e pontada. A maioria (83,3%) relatou nunca ter feito tratamento fisioterápico para alívio dos sintomas. No que diz respeito às queixas fonoaudiológicas, 91,6% (11) do grupo estudado relatou incômodo na voz e apenas um realizou terapia fonoaudiológica, por seis meses. Conclusões: São necessárias ações integrais, intersetoriais e interdisciplinares com a finalidade de prevenir, detectar precocemente e intervir em distúrbios fisioterápicos ou fonoaudiólogicos característicos da profissão. O trabalho em grupo mostrou-se uma ferramenta rica em possibilidades.

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Publicado

2012-11-19

Como Citar

de Almeida, K. A., Soares Nuto, L. T., Oliveira, G. C. de, Bellatrix de Pitombeira, F. E., Rodrigues de Freitas, B. M., & de Almeida, M. M. (2012). Prática da interdisciplinaridade do PET-SAÚDE com professores da escola pública - doi: 10.5020/18061230.2012.p80. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 25(1), 80–85. https://doi.org/10.5020/2214

Edição

Seção

Artigos Originais