Escolas promotoras da saúde na América latina: uma revisão do período 1996-2009 - doi:10.5020/18061230.2013.p117

Autores

  • Carmelinda Monteiro Costa Afonso Núcleo de Assistência Farmacêutica NAF. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
  • Maria de Fátima Lobato Tavares Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, DAPS. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz
  • Vera Lúcia Luiza Núcleo de Assistência Farmacêutica, NAF. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5020/2642

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Literatura de Revisão como Assunto, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: Identificar e discutir a produção científica publicada em bases indexadas sobre Escolas Promotoras de Saúde na América Latina, através da compreensão do escopo das iniciativas relatadas de educação para a saúde nos programas ou intervenções. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão que utilizou como bases indexadas de busca a LILACS, o MEDLINE e o SCOPUS; e, como termo principal de busca, Health Promoting School, seguido de Latin America. Foi contemplado o período de 1996 a 2009, pois, em 1996, completava-se dez anos da publicação da Carta de Ottawa e um ano do lançamento oficial da Iniciativa Regional de Escolas Promotoras de Saúde (IREPS) pela Organização Pan- Americana de Saúde (OPAS). Foram definidos critérios de inclusão e recuperados artigos em inglês, português e espanhol, além dos dados tratados em três matrizes de análise. Resultados: A aplicação das chaves de busca resultou em 2.429 documentos, reduzidos para 28 após a aplicação de filtro para Latin America, sobre os quais se aplicaram os demais critérios de inclusão, resultando em oito artigos. A maioria ressaltou a importância dos estudos de efetividade e metade focou na redução de alguma morbidade específica, sem a priorização dos eixos conceituais contidos na Carta de Ottawa. Conclusão: As publicações tratavam de verificar a efetividade das ações, analisar a coerência conceitual das práticas com os eixos da promoção da saúde ou verificar o processo de capacitação dos atores envolvidos. Houve predominância do uso de métodos qualitativos, envolvendo análise documental, entrevistas semi-estruturadas, grupo focal e observação participante. A intersetorialidade foi apontada como estratégia central na sustentabilidade das experiências.

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Biografia do Autor

Carmelinda Monteiro Costa Afonso, Núcleo de Assistência Farmacêutica NAF. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1983) , Especialização em Homepatia pelo Instituto Homeopático François Lamasson, Ribeirão Preto, São Paulo(1991) , mestrado em Atenção a criança e ao adolescente pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social pela Escola Nacional de Saúde Pública/ Fiocruz (2008). Atualmente é doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), coordenou o curso de Especialização em Homeopatia latu senso do Instituto Hahnemanianno do Brasil (IHB) para farmacêuticos de 2006 a 2011. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Magistral Homeopática e em docência, com ênfase em metodologia,farmacotécnica e homeopatia. Desenvolveu projeto de pesquisa em educação para saúde com crianças do ensino fundamental, utilizando estratégias lúdicas com principal ferramenta de 2008 a 2010, e atualmente está no último ano de doutorado em Saúde Pública seu objeto de estudo situa-se na interseção dos campos da Promoção da Saúde e dos conceitos de Capital Social e Capital Cultural.

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Publicado

2013-08-19

Como Citar

Afonso, C. M. C., Tavares, M. de F. L., & Luiza, V. L. (2013). Escolas promotoras da saúde na América latina: uma revisão do período 1996-2009 - doi:10.5020/18061230.2013.p117. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 26(1), 116–126. https://doi.org/10.5020/2642

Edição

Seção

Artigos de Revisão