Efetividade de website de educação em saúde bucal para adolescentes

Priscilla Bittencourt de Almeida Figueiredo, Marina Vieira de Souza, Tâmara de Melo Moreira Nunes Ota, Breno Bevilaqua e Silva Ribeiro

Resumo


Objetivo: Avaliar a efetividade de um website desenvolvido como ferramenta de educação em saúde bucal para adolescentes. Métodos: Estudo experimental realizado no município de Belém-PA, no período entre agosto e novembro de 2012, com amostra composta por 160 adolescentes na faixa etária de 11 a 15 anos, de escola pública e particular. Formaram-se dois grupos, sendo um experimental com participação em atividade educativa e acesso a um website de informações sobre saúde bucal para adolescentes; e o controle com palestras contendo a mesma temática. Os dados foram coletados por meio de questionários autoadministrados e, depois da ação educativa, foram verificados a partir de Teste Qui-quadrado, Análise de Variância e Teste de Tukey. Resultados: Observou-se que os escolares, de ambos os grupos, após as atividades educativas, obtiveram um bom conhecimento acerca das questões sobre cárie e etiologia do câncer bucal, tendo os escolares do grupo experimental apresentado melhor desempenho sobre esses temas. A maioria (n=122; 76,25%) dos escolares participantes da pesquisa nunca havia realizado o autoexame bucal e não possuía conhecimento adequado sobre doença periodontal. Conclusão: Os dois métodos educativos fizeram com que houvesse uma mudança nos conhecimentos adquiridos pelos adolescentes, o que se reflete na quantidade de respostas acertadas por eles. Porém, como pode ser constatado, o grupo experimental obteve melhor desempenho após o acesso ao website, mostrando sua real efetividade.


doi: 10.5020/18061230.2014.p398

Palavras-chave


Educação em Saúde Bucal; Saúde do Adolescente; Hebiatria.

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DOI: https://doi.org/10.5020/2793

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